Alimentos ricos em vitamina K disponíveis na Índia - lista dos 20 principais

Por trás de um corpo saudável está o papel de muitas vitaminas e minerais, que oferecem benefícios específicos. Entre eles está a vitamina K, que é crucial para o sangue e os ossos. Esta “vitamina coagulante do sangue” desempenha um papel importante em manter sua estrutura forte e saudável. Também pode ajudar na prevenção de doenças cardíacas, Alzheimer e até câncer. Então, como você pode obter esta vitamina importante? A vitamina K pode ser derivada de muitas fontes naturais, como ervas, frutas e vegetais. Vejamos a lista de alimentos ricos em vitamina K e sua dosagem diária por dia.

Alimentos ricos em vitamina K disponíveis na Índia

O que é vitamina K?

A vitamina K é uma vitamina solúvel em gordura necessária para o processo de coagulação do sangue e também para reter cálcio nos ossos. Existem duas subcategorias desta vitamina - Vitamina K1 e Vitamina K2. O “K” no nome significa Coagulação, que significa levar um líquido a um estado semissólido. Sem a vitamina K, o processo de coagulação pode ser dificultado, levando a uma grave perda de sangue.



Benefícios para a saúde da vitamina K:

Além de ajudar na formação de coágulos sanguíneos e melhorar a saúde óssea, a Vitamina K Rich Foods oferece alguns destes importantes benefícios à saúde:

  • Previne a Osteoporose
  • Reduz o excesso de fluxo sanguíneo durante a menstruação
  • Previne hemorragia sanguínea em bebês
  • Reduz os riscos de hemorragia interna
  • Sintomas aliviados de enjôo matinal durante a gravidez
  • Controla os níveis de açúcar no sangue
  • Aumenta o sistema imunológico

Qual é a dose diária recomendada de vitamina K?

A ingestão de vitamina K por dia varia com a idade e o sexo. Aqui está o seu guia para compreender as quantidades de vitamina K necessárias para cada categoria:

  • Bebês (0-6 meses):Não mais do que 2 mg por dia
  • Crianças (7 meses - 12 meses):Não mais do que 2,5 mg por dia
  • Crianças (1 ano - 13 anos):30 mg a 60 mg por dia
  • Mulheres:75 mg a 90 mg por dia
  • Senhores:75 mg a 120 mg por dia

As 20 principais fontes de vitamina K na Índia:

Confira este artigo para saber a lista de alimentos ricos em Vit K para garantir que você obtenha sua dosagem diária e desfrute de boa saúde!

fontes de vitamina k

1. Ervas:

As ervas têm sido usadas há centenas de anos para fins medicinais, porque as ervas são abundantes em muitos tipos de nutrientes que são altamente benéficos para o corpo. Um desses nutrientes é a vitamina K, que fala por si. Poucas pessoas entendem a importância da vitamina K, mas se elaborasse sem a vitamina K, não seríamos completamente saudáveis.

  • Porção:1 colher de sopa de manjericão seco
  • Vitamina K em mcg:36 mcg
  • % DV:Quatro cinco%

2. Verdes:

Todos os tipos de vegetais são ricos em potássio. Principalmente os vegetais verdes. Os vegetais verdes são extremamente ricos em vitamina K e fornecem-nos todos os nutrientes necessários para uma dieta equilibrada e completa. As folhas verdes não apenas nos darão a oportunidade de fornecer ao nosso corpo outros nutrientes, mas também incorporarão a vitamina K em nosso sistema para ajudar na coagulação do sangue e na modificação de proteínas.

  • Porção:½ xícara
  • Vitamina K em mcg:444 mcg
  • % DV:100%

3. Cebolinhas:

Este vegetal verde pode ser comido cru e é um excelente acompanhamento para uma boa refeição de três pratos. Coma estas cebolas como parte de uma salada e você certamente irá apreciar o sabor e a textura. Não só as cebolinhas são gostosas, mas também são extremamente ricas em nutrientes, especialmente uma vitamina semelhante à vitamina K. Comer dois talos de cebolinhas todos os dias lhe dará o tratamento de vitamina K necessário.

  • Porção:½ xícara
  • Vitamina K em mcg:103 mcg
  • % DV:100%

4. Couves de Bruxelas:

Este vegetal é uma bomba de vitamina K oculta. Eles são pequenos de se olhar, mas extremamente ricos em nutrientes. Todos esses nutrientes incluem vitaminas como a vitamina E e A, junto com esses nutrientes há uma forte disponibilidade de vitamina K. A couve de Bruxelas tem uma densidade de vitamina K mais alta do que a maioria dos vegetais existentes e é uma obrigação incorporar na dieta diária.

  • Porção:100 gms
  • Vitamina K em mcg:140 mcg
  • % DV:117%

5. Brócolis:

Brócolis cozido com salada ou frango é a melhor maneira de se livrar de qualquer deficiência de vitamina K. O brócolis é rico nessa vitamina, o que o torna um alimento ideal para comer em qualquer momento. O brócolis também é conhecido por sua densidade saudável de muitas outras vitaminas, o que o torna a escolha ideal para qualquer família incluir esse vegetal maravilhoso em sua dieta.

  • Porção:100 gms
  • Vitamina K em mcg:140 mcg
  • % DV:117%

6. Nabo Verde:

No geral, todos os vegetais verdes são ricos em vitamina K devido à densidade saudável dos nutrientes, mas os nabo têm um nível ligeiramente mais alto de vitamina K, por isso foram recomendados em uma lista de outros vegetais verdes. Os nabos são uma fonte perfeita de vitamina K e respondem pela maioria de suas necessidades dietéticas quando consumidos todos os dias.

  • Porção:100 gms
  • Vitamina K em mcg:484 mcg
  • % DV:403%

7. Espinafre:

O espinafre é considerado mais uma vez outra fonte de comida saudável mundialmente famosa que não apenas o mantém saudável e forte, mas também ajuda na digestão para que seu corpo retenha todo o valor alimentar de que precisa para funcionar em um ritmo adequado. Depois de todas essas vantagens, o espinafre também é uma fonte rica de vitamina K, que proporcionará uma boa coagulação do sangue e modificação de proteínas para que você se mantenha saudável. Para muitas mulheres, o espinafre foi incorporado em sua dieta por causa de seu valor de decomposição de proteínas. Os nutricionistas afirmam que o espinafre não tem desvantagens de ser consumido e ajuda de todas as maneiras para a funcionalidade do seu sistema.

  • Porção:100 gms
  • Vitamina K em mcg:483 mcg
  • % DV:402%

8. Mostarda Verdes:

As folhas de mostarda contêm 14% de todas as suas necessidades dietéticas e são consideradas uma das melhores fontes de extrato de vitamina K do mundo. As folhas de mostarda também são ricas em vitamina A, C e muitos outros nutrientes que são ótimos para o corpo e ajudam a mantê-lo saudável e também ajudam a coagular melhor o sangue.

  • Porção:100 gms
  • Vitamina K em mcg:593 mcg
  • % DV:494%

Ver mais: Alimentos ricos em vitamina E

9. Couve:

A couve é outro alimento extremamente nutritivo e contém pelo menos 6% da ingestão diária de vitamina K quando consumido todos os dias. A vitamina K na couve pode ajudar seu corpo de várias maneiras e, como a couve é rica em outros nutrientes, também é o melhor alimento para qualquer pessoa, é considerada um dos alimentos mais saudáveis ​​do planeta.

  • Porção:100 gms
  • Vitamina K em mcg:387 mcg
  • % DV:681

10. Salsa:

A salsa é uma erva que se adiciona aos alimentos para aumentar o sabor, mas poucas pessoas sabem que a salsa é uma fonte rica em vitamina K, pelo que se recomenda a sua introdução em todos os tipos de alimentos da sua dieta. Além de ser usada como diluente do sangue, esta erva incrível também pode ajudar na coagulação do sangue.

  • Porção:100 gms
  • Vitamina K em mcg:483 mcg
  • % DV:402%

11. Pepino em conserva:

Pepino em conserva também é uma ótima maneira de garantir que haja vitamina K suficiente em sua dieta, porque a salmoura do pepino ajuda a reter todos os nutrientes necessários desse excelente vegetal. Pode ser consumido cru ou acompanhado de salada. Estas instalações tornam este vegetal ainda mais tentador.

  • Porção:100 gms
  • Vitamina K em mcg:130 mcg
  • % DV:55%

12. Ameixas:

A ameixa seca é considerada uma iguaria em muitas partes do mundo. Esses damascos secos são fontes ricas em vitamina K, importante para a saúde do sangue e dos ossos. As ameixas também ajudam na construção dos músculos e no fortalecimento da estrutura. O consumo regular de ameixas secas pode prevenir fraturas e deficiências de cálcio.

  • Porção:100 gms
  • Vitamina K em mcg:60 mcg
  • % DV:cinquenta%

13. Espargos:

Os espargos cozidos no vapor também são uma boa maneira de incluir a vitamina K em sua dieta diária. A cozedura a vapor ajuda a reter todos os nutrientes necessários, aumentando assim as suas capacidades de cura e aumentando a massa muscular do seu corpo através da modificação das proteínas, esta opção é particularmente escolhida pelos bodybuilders.

  • Porção:100 gms
  • Vitamina K em mcg:91 mcg
  • % DV:76%

Ver mais: Alimentos contendo vitamina D

14. Pimenta em Pó:

As pessoas se perguntam por que a pimenta em pó é incorporada em muitos alimentos como tempero. A razão é que a pimenta em pó é uma excelente maneira de incorporar a vitamina K em sua dieta, sem ter que entrar em qualquer novo tipo de alimento se você se sentir desconfortável em comer algo novo. No entanto, é importante manter o pó derivado naturalmente de pimentões orgânicos.

  • Porção:2,66 colheres de sopa
  • Vitamina K em mcg:22,5 mcg
  • % DV:25%

15. Paprika:

Outro ótimo tempero rico em vitamina K, você pode usar esse tempero em saladas e sanduíches para conseguir o melhor efeito para o seu corpo. 100 gramas de colorau contém pelo menos 4% de sua necessidade total de consumo de vitamina K. Tudo o que você precisa fazer é polvilhar um pouco de páprica em sua comida para desfrutar do excelente sabor e boa saúde.

  • Porção:100 gm
  • Vitamina K em mcg:80,3 mcg
  • % DV:100%

16. Frango:

Uma das fontes significativas de vitamina k é a carne de aves, especialmente frango. Com cerca de 5 mcg desta vitamina em uma porção de carne, você pode ter certeza! Além disso, o frango é uma das opções mais saudáveis ​​disponíveis para os amantes da carne, por seus benefícios nutritivos, ricos em proteínas e baixo teor de gordura. É melhor comer frango grelhado ou cozido no vapor em vez de fritar para obter as quantidades máximas.

  • Porção:100 gm
  • Vitamina K em mcg:60 mcg
  • % DV:cinquenta%

17. Gema de ovo:

O ovo é chamado de superalimento por seus muitos benefícios nutricionais. Embora a porção branca não seja muito rica em nutrientes, a gema do ovo é definitivamente repleta de vitaminas e minerais, especialmente a vitamina K. Comer gema de ovo regularmente pode ajudar a prevenir que os depósitos de cálcio causem placas nas artérias. A vitamina K2 também previne a calcificação nos vasos sanguíneos, o que pode levar a ataques cardíacos.

  • Porção:100 gm
  • Vitamina K em mcg:34 mcg
  • % DV:29%

18. Romã:

A romã é uma das frutas ricas em vitamina K, que também oferece inúmeros benefícios à saúde. Esta fruta vermelha brilhante e suculenta contém cerca de 25 mg de vitamina K para proporcionar uma boa saúde óssea e sanguínea. Além de melhorar a porcentagem de hemoglobina no corpo, também pode ajudar a prevenir a perda excessiva de sangue.

  • Porção:100 gm
  • Vitamina K em mcg:16 mcg
  • % DV:14%

Ver mais: Alimentos ricos em vitamina C

19. Mirtilos:

Mirtilos são outra fonte alimentar importante de vitamina K. Com quantidades abundantes de vitamina K neles, esses frutos podem prevenir a perda de sangue, ajudando na rápida coagulação. No entanto, os salicilatos e a vitamina K juntos podem interferir com os anticoagulantes e podem não ser recomendados para pessoas com coágulos.

  • Porção:100 gm
  • Vitamina K em mcg:19 mcg
  • % DV:16%

20. Cajus:

A castanha de caju também tem boas quantidades de vitamina K para ajudar no fortalecimento dos ossos. Você pode consumi-los crus ou torrados para desfrutar de um lanche saboroso e saudável. No entanto, é necessário retirar uma quantidade significativa dessas nozes para atender às necessidades diárias. O excesso de indulgência pode levar ao ganho de peso, colesterol e outras complicações.

  • Porção:100 gm
  • Vitamina K em mcg:34 mcg
  • % DV:28%

Lista dos 10 principais alimentos ricos em vitamina K2:

A vitamina K2 é encontrada apenas em produtos de origem animal e alimentos fermentados à base de plantas. Confira os 10 principais alimentos ricos em vitamina K2 na Índia listados abaixo, por 100g de porção:

1. Fígado de boi:

  • Porção:100 gm
  • Vitamina K em mcg:106 mcg
  • Ingrediente DV%:88% DV

2. Costeletas de porco:

  • Porção:100 gm
  • Vitamina K em mcg:69 mcg
  • Ingrediente DV%:57% DV

3. Frango:

  • Porção:100 gm
  • Vitamina K em mcg:60 mcg
  • Ingrediente DV%:50% DV

4. Pasta de Fígado de Ganso:

  • Porção:100 gm
  • Vitamina K em mcg:369 mcg
  • Ingrediente DV%:380% DV

5. Bacon:

  • Porção:100 gm
  • Vitamina K em mcg:35 mcg
  • Ingrediente DV%:29% DV

6. Carne moída:

  • Porção:100 gm
  • Vitamina K em mcg:9,4 mcg
  • Ingrediente DV%:8% DV

7. Fígado de porco:

  • Porção:100 gm
  • Vitamina K em mcg:7,8 mcg
  • Ingrediente DV%:7% DV

8. Peito de pato:

  • Porção:100 gm
  • Vitamina K em mcg:5,5 mcg
  • Ingrediente DV%:5% DV

9. Rins de carne:

  • Porção:100 gm
  • Vitamina K em mcg:5,7 mcg
  • Ingrediente DV%:5% DV

10. Fígado de Galinha:

  • Porção:100 gm
  • Vitamina K em mcg:13 mcg
  • Ingrediente DV%:11% DV

Sinais e riscos para a saúde da deficiência de vitamina K:

Aqui estão alguns dos riscos e sintomas potenciais à saúde que você pode experimentar com a deficiência de vitamina K:

  • Grande perda de sangue
  • Sangramento nas gengivas e nariz
  • Sangramento excessivo de pequenas feridas como piercings, injeções
  • Sangramento menstrual intenso
  • Sangramento no trato GI
  • Traços de sangue nas fezes e urina
  • Aumento do tempo de coagulação
  • Suscetibilidade a hematomas

Agora que você entendeu a importância dos alimentos ricos em vitamina K para sua saúde, incorporar esses alimentos em sua dieta diária é uma obrigação. Com uma grande variedade de opções de comida vegetariana e não vegetariana para escolher, obter vitamina K é bastante fácil. Comer frutas frescas, vegetais e carne magra todos os dias pode ajudá-lo a ter uma boa saúde e prevenir a dependência de medicamentos. Faça a bola rolar hoje e comece a trabalhar em uma dieta rica em vitamina K nutritiva!