15 principais razões para ganhar peso

A obesidade é a doença mais comum que tem lutado o mundo para se tornar uma das condições mais prejudiciais que ocorrem ao corpo humano. As razões para a obesidade são várias, desde distúrbios alimentares até hábitos alimentares e digestivos geneticamente desenvolvidos. Razões para ganho de peso em mulheres freqüentemente apontam para ciclos menstruais desequilibrados, dieta pobre, pouca ou nenhuma atividade física, etc. Uma das razões mais comuns para ganho de peso repentino é a gravidez. Voltar ao corpo pré-natal é possível, mas exige muitas dificuldades e disciplina.

Razões para ganho de peso

Um aumento repentino no número de calorias consumidas pode levar a um rápido aumento na balança. Escolhas de estilo de vida, como dieta, sono, exercícios, têm um impacto significativo no seu peso e podem optar por dar um passo em falso para seguir um regime saudável. Existem várias razões pelas quais você ganha peso que são exploradas neste artigo.



Razões para ganho de peso que farão você mudar seu estilo de vida - 15 principais

A obesidade é um fator de risco considerável que deve ser levado em consideração ao examinar a saúde. Os possíveis motivos para ganho de peso rápido estão listados abaixo, juntamente com soluções e medidas preventivas.

1. Falta de sono:

Falta de sono para ganhar peso

  • A falta de sono é uma razão significativa para o ganho repentino de peso ( 1 ) Funciona de duas maneiras. Dormir tarde da noite torna você mais propenso a petiscar e consumir calorias.
  • As calorias consumidas em horários estranhos durante a noite tornam-se difíceis de digerir e a indigestão pode causar ganho de peso.
  • Outro efeito de menos sono são os desequilíbrios hormonais que ocorrem no corpo devido ao sono insuficiente.

Solução:

Praticar Mindfulness ou Meditação é uma ótima maneira de garantir que o cérebro permaneça calmo mesmo depois de funcionar plenamente durante o expediente. A meditação ajuda a mente a canalizar pensamentos e emoções em energia positiva, o que ajuda a acalmar o corpo. Praticar meditação por 15 minutos todos os dias pode ajudar a resolver os horários de sono perturbados.

2. Estresse:

Estresse para ganhar peso

  • O mundo moderno exige perfeição, e a corrida de ratos dos humanos costuma aumentar a ansiedade.
  • O estresse é contraproducente para um estilo de vida saudável, pois o torna mais suscetível às vulnerabilidades.
  • Estresse significa comer comida reconfortante rica em calorias, comer lanches em horários estranhos e consumir produtos não saudáveis ​​apenas porque têm um gosto bom ( 2 )
  • O Stress comer muitas vezes ocorre com a ideia de confortar a mente, mas geralmente acaba sendo um Motivo para Ganho de Peso.

Solução:

Controlar o consumo de alimentos durante o estresse é uma tarefa difícil, mas é melhor do que reduzir seu desenvolvimento ao ponto zero. A autoconsciência e a atenção plena ajudam muito quando se lida com o ganho de peso relacionado ao estresse.

3. Gravidez:

Gravidez para ganho de peso

  • Uma das razões mais comuns para o ganho de peso extremo é a gravidez. A maioria das mulheres tende a ganhar muito peso durante os nove meses de gravidez.
  • A gravidez é um momento de nutrição e cuidado para a futura mamãe. Isso tende a trazer à tona o aspecto de comer demais na dieta.
  • As mulheres grávidas precisam de alimentos com valor nutritivo para garantir o bem-estar saudável do recém-nascido.
  • Perder o peso da gravidez é uma tarefa alcançável depois que o bebê nasce.

Solução:

O período pós-parto para uma mulher é um período excepcionalmente crucial, e extremo cuidado e diligência devem ser mostrados para proteger a mãe e o filho. Depois de algumas semanas, assim que o corpo da grávida se recuperou, os médicos recomendam atividade física para as novas mães. Com treinamento físico adequado e dieta nutricional, o excesso de peso ganho pode ser perdido para um corpo tonificado e em forma ( 3 )

[Consulte Mais informação: Ganho de peso durante a gravidez ]

4. Menstruação:

Menstruação para ganhar peso

  • As mulheres apresentam inchaço ou inflamação específica durante o período pré-menstrual.
  • O ciclo menstrual ou o tempo em torno dele é uma razão não intencional para ganhar peso.
  • A maioria das mulheres apresenta inchaço ou retenção de líquidos durante o ciclo menstrual.

Solução:

O peso ganho durante o ciclo menstrual tende a desaparecer após o término do período. É apenas durante o período sensível do mês que o corpo é incapaz de processar alguns fluidos. Conseqüentemente, eles ficam retidos no corpo que causa o ganho de peso inesperado.

5. Lixo / Alimentos Processados:

Lixo / Alimentos Processados

  • Sem dúvida, um dos motivos mais ameaçadores para o ganho de peso extremo é o consumo de alimentos processados.
  • Alimentos processados ​​ou lixo usam grandes quantidades de óleos vegetais e produtos refinados que têm valor nutricional zero.
  • As matérias-primas obtidas são baratas e esses produtos são fabricados para ter maior vida útil, tornando-os prejudiciais ao consumo humano.
  • Os produtos são frequentemente tornados mais saborosos ou bonitos com a ajuda de aditivos.

Solução:

Evitar totalmente os alimentos processados ​​ou lixo é um passo significativo para uma alimentação saudável. As calorias aumentam com o consumo de junk ou de alimentos processados ​​que demoram para se soltar. Para parar de comer junk food sempre deve ser seguido por um regime de exercícios regulares para garantir que os níveis de colesterol estão sob controle e queimar gordura.

6. Açúcar / Soda:

Açúcar / Soda para ganhar peso

  • Um dos motivos mais letais para o ganho de peso rápido é o consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas.
  • Todo o açúcar facilmente acessível nos mercados na forma de refrigerantes ou sucos de frutas é processado e feito a partir de matérias-primas de qualidade barata.
  • O açúcar é uma substância altamente viciante e você deve monitorar sua taxa de consumo de açúcar.
  • Refrigerantes e sucos de frutas são extremamente ruins para a saúde e uma das maiores causas da obesidade.

Solução:

Cortar o açúcar processado da dieta e substituí-lo por açúcares naturais como mel ou açúcar mascavo é uma maneira excelente de eliminar a substância letal de sua dieta diária.

[Ver mais: Suplementos para ganhar peso ]

7. Marketing agressivo:

Batatas fritas e bebidas para ganhar peso

  • A maioria das empresas na mídia que não dá atenção à saúde de seus consumidores tem práticas de marketing ousadas e ousadas.
  • Essas ferramentas de marketing tornam-se uma razão para transformar o público comum em clientes potenciais, enquanto marca alimentos processados, como batatas fritas e refrigerantes.
  • Relacionar esses produtos à felicidade ou a um senso de aventura é um dos exemplos mais comuns de marketing agressivo.
  • Diante desses exemplos, a comercialização incorreta de produtos processados ​​e nocivos é outra possível razão para ganho de peso.

Solução:

Estar atento às práticas de compra de mantimentos e produtos alimentícios nos ajuda a comprar apenas o que precisamos. Ler os adesivos nos produtos que incluem a lista completa de ingredientes pode ser uma excelente maneira de evitar que você coloque um produto no carrinho.

8. Genética:

Genética para ganho de peso

  • Certamente, a genética desempenha um papel significativo na determinação da obesidade de uma pessoa.
  • Pais obesos tendem a ter filhos obesos como resultado do condicionamento genético.
  • Não é pré-determinado, nem é a teoria totalmente comprovada, mas a maioria dos casos vê a genética como a razão para o ganho de peso ( 4 )

Solução:

Não há solução real para consertar sua trilha genética além de se exercitar todos os dias. Siga uma rotina saudável para garantir que as próximas gerações tenham algo melhor com que lidar.

9. Medicação:

Medicação para ganhar peso

  • Muitas drogas farmacêuticas têm sido associadas ao motivo do aumento de peso.
  • Foi comprovado que drogas como antidepressivos aumentam o peso.
  • Os medicamentos usados ​​para o diabetes também podem estar associados ao ganho de peso.

Solução:

Com a permissão do seu médico, mudar para fontes médicas alternativas mais naturais o ajudará com o ganho de peso desnecessário que vem com o consumo de medicamentos. É aconselhável mudar a medicação apenas com a permissão do seu médico.

10. Mudanças hormonais:

Mudanças hormonais para aumentar o peso

  • Normalmente, entre as idades de 45 e 50 anos, as mulheres passam por um período denominado menopausa, onde passam por várias alterações hormonais.
  • Essas alterações hormonais resultam em ganho de peso rápido. As mudanças hormonais fazem com que o metabolismo diminua, aumentando o peso das mulheres

Solução:

Consultar um ginecologista para orientar você no processo da menopausa sem engordar é a melhor solução. O autodiagnóstico e os medicamentos auto-prescritos fazem mais mal do que bem e nunca devem ser seguidos. Você deve sempre consultar um médico ao procurar respostas sobre o peso.

11. PCOD:

Transtorno do Ovário Policístico para ganhar peso

  • O transtorno / síndrome dos ovários policísticos é uma doença que ocorre quando há uma interrupção nos níveis hormonais das mulheres.
  • As mulheres tendem a ter cistos menores perto dos ovários, o que leva a um terrível equilíbrio nos níveis hormonais, resultando em ganho de peso.
  • Existem vários outros sintomas de PCOD, mas o ganho de peso é o mais significativo.

Solução:

Consultar um ginecologista para o tratamento adequado do ganho de peso durante a PCOD é a melhor solução.

[Ver mais: Ganho de peso durante os períodos ]

12. Insuficiência Cardíaca:

Insuficiência cardíaca

  • Por mais assustador que isso possa parecer, o rápido ganho de peso em algumas semanas pode ser um sinal de insuficiência cardíaca.
  • Com o funcionamento do coração muito baixo, a retenção de líquidos se torna comum no corpo, e o corpo começa a acumular peso.
  • Outros sintomas podem incluir inchaço do estômago, tornozelos e pés.

Solução:

Consulte imediatamente um cardiologista e examine o funcionamento do coração. O autodiagnóstico ou a medicação auto-prescrita podem ser letais nessas situações delicadas, e a assistência médica profissional deve ser uma prioridade.

13. Pare de fumar:

Pare de fumar

  • Parar de fumar é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde e estilo de vida.
  • Fumar causa perda de apetite e leva a várias disfunções corporais e distúrbios digestivos durante o corpo.
  • Muitas pessoas descobriram que ganharam peso depois de parar de fumar.
  • Eventualmente, o peso ganho é perdido e o corpo fica mais saudável e capaz.

Solução:

Fumar é prejudicial à saúde e pode causar doenças letais, além de problemas gastrointestinais relacionados ao peso e à massa corporal.

14. Rim:

Problemas renais para ganhar peso

  • Uma das razões para o ganho de peso no estômago inclui problemas renais.
  • Se o rim não funcionar corretamente, os fluidos ficam retidos no corpo, fazendo você ganhar peso.
  • Problemas renais podem causar inchaço ao redor do estômago e dos pés.
  • O rim torna-se incapaz de expulsar toxinas e fluidos residuais dos sistemas, resultando na decomposição da substância no corpo e ganho de peso ( 5 )

Solução:

Se você observar um rápido ganho de peso no corpo, deverá contatar imediatamente seu médico para consulta. Os problemas renais podem ficar sérios e é essencial lembrar-se de uma alimentação saudável.

15. Vício:

Vício para ganhar peso

  • O vício em alimentos ou outras substâncias pode levar a uma alimentação excessiva, compulsão alimentar, alimentação não saudável, etc.
  • Razões para ganhar peso em torno do estômago incluem a ênfase nos vícios.
  • Substâncias como álcool, cocaína, cannabis induzem substâncias viciantes que freqüentemente levam a lanches irracionais e compulsão alimentar.
  • Pode levar à formação de transtornos alimentares.

Solução:

Reconhecer seus vícios e trabalhar para desaprendê-los é a primeira parte da solução. A terapia é uma excelente forma de canalizar seus hábitos para algo produtivo.

Este artigo tenta lançar luz sobre várias razões para ganhar peso. Algumas ideias são intencionais e outras não, mas todas as razões representam uma ameaça iminente ao bem-estar e à saúde da pessoa e devem ser levadas em consideração imediatamente.

Se essa experiência de leitura foi enriquecedora o suficiente, escreva para nós o que você gostou ou não gostou no artigo. Compartilhe-o com seus amigos para criar consciência sobre o ganho de peso e as medidas a serem tomadas para evitá-lo.

Perguntas e respostas mais frequentes:

T1. Qual é a razão do ganho de peso?

Anos:Normalmente existem muitos motivos para o ganho de peso, mas alguns dos mais comuns incluem falta de exercícios, hábitos alimentares inadequados e condicionamento genético.

2º trimestre. O que é um peso saudável?

Anos:Um peso saudável é onde você se sente mais confortável. Um peso saudável leva a uma vida mais plena, enriquecida com energia e entusiasmo. Você pode calcular seu peso com o IMC. O peso saudável de uma pessoa nunca é igual ao de outra pessoa. Um peso saudável é baseado em vários fatores, como sexo, idade, altura, condições de gravidez, etc.

3º trimestre. Por que devo perder peso?

Anos:Se você descobrir, por meio de cálculos de IMC, que está caindo acima do limite e com sobrepeso, deve pensar em perder peso. Um peso saudável beneficia sua vida de várias maneiras. Isso leva a uma vida mais longa e torna a experiência mais agradável. Com um peso saudável, você pode ser extremamente enérgico e cheio de vida. Estar acima do peso o torna suscetível a muitos transtornos mentais, como depressão, etc.

Q4. Quais são os sintomas de ganho de peso não intencional?

Anos:Os sintomas incluem retenção de líquidos, aumento do apetite e inchaço no corpo. Esses sintomas, se durarem mais de um dia, podem estar relacionados a problemas mais graves, como problemas cardíacos e insuficiência renal.

Q5. O ganho de peso pode afetar a qualidade de vida?

Anos:O ganho de peso pode levar a transtornos mentais, como ansiedade e depressão. Além dos riscos psicológicos, o ganho de peso não intencional pode levar a alterações de humor, problemas de raiva e outras deficiências físicas, como fadiga e olheiras.

Q6. É difícil se recuperar da obesidade?

Anos:A recuperação da obesidade envolve quebrar várias noções sobre como perder peso. É um processo rigoroso que requer dedicação, determinação e disciplina. Mesmo após o sucesso de perder peso, manter a influência é uma tarefa.

Q7. Quais são os tratamentos disponíveis para perder peso?

Anos:O tratamento que você deve procurar depende do motivo do seu ganho de peso. Se o motivo for tão comum quanto comer em excesso, hábitos alimentares saudáveis ​​e exercícios adequados podem ajudá-lo a perder peso. Mas, se o ganho de peso foi decorrente de transtornos mentais, um terapeuta é recomendado.