Falta de ar (dispneia), remédios caseiros, exercícios, causas e sintomas

Você está com falta de ar? Que remédios você tomou para ele além dos remédios ingleses? Bem, aqui estão alguns remédios caseiros para a falta de ar que você definitivamente deveria tentar. Eles dão algum alívio e você não precisa pirar na próxima vez que tiver um.

O que é falta de ar?

Para explicar em termos simples, a falta de ar é uma condição em que uma pessoa terá sérias dificuldades para respirar ou respirar. O termo médico para essa condição é chamado dispneia. A intensidade disso pode variar de falta de ar aguda a falta de ar crônica.

Remédios caseiros para falta de ar (dispneia)



Causas da falta de ar?

Então, você está se perguntando quais são as razões para a falta de ar? Aqui estão alguns que são alistados para você.

  1. Algumas das causas comuns de falta de ar decorrem do excesso de peso.
  2. Se você é um fumante inveterado, a falta de ar pode estar ao seu lado o tempo todo.
  3. Razões comuns para falta de ar incluem ansiedade, poluentes no ar e alguns exercícios extenuantes.
  4. Algumas condições subjacentes também podem causar falta de ar. Por exemplo, asma, anemia, câncer de pulmão e outras doenças pulmonares, como a tuberculose, podem causar falta de ar.
  5. Se você tiver falta de ar crônica, é devido à asma, distúrbio pulmonar ou funcionamento anormal do coração.

Sintomas de falta de ar: sinais e sintomas de dispneia

Quando seu corpo começa a sentir algo que não é normal, aqui estão alguns sintomas que você precisa observar se tiver certeza de que é falta de ar. Você precisa visitar seu médico se a falta de ar frequente é seguida por qualquer um dos seguintes.

  1. Os lábios e as pontas dos dedos podem começar a ficar azuis.
  2. Na maioria das vezes, algumas pessoas têm dificuldade para respirar quando se deitam.
  3. Um ruído agudo chamado estridor se torna aparente durante a respiração.
  4. Inchaço nos tornozelos e pés.
  5. Tosse e febre alta também podem ser um sintoma de falta de ar.

Como tratar a falta de ar?

Normalmente, a forma como a dispneia é tratada dependerá da causa subjacente do problema.

O esforço excessivo é uma das causas da falta de ar. Isso irá parar por conta própria assim que a pessoa descansar uma boa quantidade de tempo. A falta de ar constante ou severa é tratada com oxigênio suplementar. Pacientes com asma são tratados com broncodilatador sempre que necessário.

Quando a dispneia está associada à asma, o broncodilatador e os esteroides respondem muito bem à doença. Os antibióticos vêm em socorro quando a falta de ar é causada por alguma infecção.

Veja também: Tratamentos para controlar asma em casa

Como se livrar da falta de ar?

O alívio rápido da falta de ar vem de uma variedade de fontes. Os remédios caseiros para a falta de ar são muito úteis.

1. Café Preto

Cafeína e falta de ar têm uma conexão. O café ajuda a reduzir o cansaço nos músculos das vias respiratórias. Pesquisa ( 1 ) também mostrou que o efeito da cafeína pode melhorar o funcionamento das vias aéreas no corpo. A cafeína pode abrir as vias respiratórias dos pulmões, ajudando também a aliviar os sintomas da asma. Porém, preste atenção na ingestão de café. Caso contrário, o consumo excessivo pode desencadear um aumento dos batimentos cardíacos.

2. Gengibre

A próxima coisa para onde você pode correr é gengibre. A cura da falta de ar é fácil com gengibre. Adicione gengibre esmagado à sua xícara de chá ou água quente. Uma das causas das doenças respiratórias é o vírus RSV, e o gengibre tem a propriedade de combatê-lo. O gengibre pode quebrar o muco e ajudar a expelir o ar do corpo. Esta raiz de cura tem sido usada desde os tempos antigos. O gengibre, portanto, ajuda a melhorar a circulação para os pulmões e também pode ajudar a reduzir a inflamação. ( 2 )

3. Posição de dormir

Encontrar a posição certa para dormir é extremamente importante para tratar a falta de ar, especialmente se a falta de ar for causada por esforço excessivo ou ansiedade. Deitar de lado pode ajudar um pouco. Além disso, eleve a cabeça enquanto coloca um travesseiro entre as pernas.

4. Posição de Apoio

Também é importante que você saiba como se sentar. Aqui está um guia rápido.

  • Apoie a cabeça em uma mesa e sente-se para frente na cadeira.
  • Incline-se de forma que as costas fiquem apoiadas quando você se sentar.
  • Tire o peso do chão apoiando as mãos em uma mesa.

5. Inspire o vapor

O alívio da falta de ar pode ser aliviado limpando a passagem nasal. Inspire o vapor para desobstruir a passagem nasal. Aqui está como fazer.

  • Encha uma banheira com água quente.
  • Adicione gotas de óleo essencial a ele.
  • A tigela deve ficar voltada para o seu rosto de forma que o vapor se mova para o seu rosto. Cubra a cabeça com uma toalha enquanto direciona o vapor para o rosto.
  • Inspire o vapor.

O melhor exercício para falta de ar

Aqui estão alguns exercícios rápidos para você experimentar em casa.

1. Respiração com lábios franzidos:

  • Para isso, comece sentando-se ereto em uma cadeira. Relaxe seu ombro.
  • Agora, pressione os lábios, mantendo um espaço entre eles. Inspire pelo nariz por cerca de 2 segundos.
  • Agora, expire lentamente e conte até 4.
  • Continue fazendo isso por 10 minutos todos os dias.

Os exercícios respiratórios para falta de ar devem ser feitos todos os dias para obter melhores resultados. Este será útil se você sentir ansiedade e quando isso causar falta de ar.

Veja também: Dicas para evitar ronco durante o sono

2. Respiração profunda:

Exercícios de respiração profunda também devem ser praticados diariamente.

  • Comece colocando as mãos no abdômen ao se deitar.
  • Inspire profundamente pelo nariz. Expanda o abdômen enquanto inspira e agora solte.
  • Prenda a respiração por cerca de 2 segundos e expire pela boca. Repita isso por 10 minutos para ver bons resultados.

Beneficiar:

A respiração profunda ajuda a prevenir o corpo do aprisionamento de ar nos pulmões. O ar preso nos pulmões é outra razão principal pela qual frequentemente ocorre falta de ar.

3. Respiração diafragmática

A falta de ar durante o sono também pode ocorrer. Aqui está algo para tentar.

  • Sente-se em uma cadeira com os ombros relaxados. Seus joelhos estarão dobrados agora.
  • Sua mão deve ser colocada na barriga e inspirar lentamente pelo nariz. E sua barriga agora vai se mover quando você inala.
  • Contraia os músculos ao expirar. Sua barriga agora se moverá para dentro. Expire pela boca e lábios franzidos.
  • Repita isso por 5 minutos. Dê mais atenção à expiração.

Beneficiar:

A respiração diafragmática funciona para exercitar o músculo em forma de cúpula na extremidade dos pulmões. Quando a respiração diafragmática é realizada, há um amplo espaço disponível para os pulmões se expandirem durante a inspiração. O oposto disso acontece durante a expiração, estabelecendo assim um equilíbrio.

4. Sentado dianteiro

A próxima coisa a tentar é alterar a posição do assento.

  • Incline o peito para a frente quando se sentar na cadeira. Seus pés devem estar apoiados no chão, descansando.
  • Apoie os cotovelos na rua e apoie o queixo com a mão. Os músculos do pescoço e do ombro neste ponto devem estar relaxados.

Beneficiar:

Quando você se inclina para a frente, a cintura também se move junto com ela, fazendo com que o diafragma se mova facilmente. Isso permite que o ar se encha facilmente em seus pulmões, facilitando um melhor padrão de respiração.

5. Apoiado nas costas

  • Descanse seus quadris na parede e fique perto de uma parede, de costas.
  • Seus pés devem estar um pouco afastados. Coloque as mãos nas coxas.
  • Incline-se um pouco para a frente e balance os braços para a frente.

Beneficiar:

Quando as pessoas ficam sentadas por longos períodos de tempo, a área ao redor do peito se contrai, dificultando a respiração. Portanto, quando você muda a postura para a posição de apoio para as costas, o corpo e as vias respiratórias relaxam para facilitar a respiração.

Veja também: Como fazer exercícios de respiração em ioga

Alterando o estilo de vida:

Alterar ou mudar seu estilo de vida também pode ajudar na solução de problemas respiratórios.

  • Pare de fumar, a falta de ar diminuirá significativamente.
  • Tente limitar sua exposição a alérgenos e poluentes. Os remédios caseiros para falta de ar devido a alergias são muitos. Experimente nossos exercícios sugeridos.
  • Evite fazer esforço em altitudes elevadas.
  • Falta de ar e cansaço têm uma conexão. Eles podem tensionar o corpo e os músculos, dificultando a respiração. Tente dormir o suficiente em paz.
  • Uma alimentação saudável é outra forma de evitar a falta de ar.

Quando consultar um médico?

Você precisa consultar um médico quando estiver experimentando pela primeira vez. Seu médico será o especialista que lhe dirá o quão leve ou grave é. No entanto, quando uma pessoa sente falta de ar súbita e intensa e sente uma forte dor no peito, é melhor procurar atendimento médico imediato.

A falta de ar freqüente não é um bom sinal e é uma indicação de que você pode precisar de atenção médica imediata. Às vezes, o único salvador será um medicamento imediato. Converse com seu médico e entenda onde você está em intensidade.

perguntas frequentes

1. Falta de ar na gravidez precoce é comum?

Os sintomas leves de dispneia são comuns durante a gravidez. Isso ocorre porque a gestante tende a alterar sua capacidade respiratória. Aumenta durante a gravidez com redução do volume pulmonar.

2. O que é dispneia paroxística noturna?

Isso é comumente conhecido como falta de ar durante o sono. Normalmente, a pessoa acorda com a perda repentina de ar, causando dificuldade na inalação. Isso deve ser levado ao conhecimento do médico.

3. Existem ervas para falta de ar?

Folha de hera seca é algo para tentar. Algumas gotas de folha de hera ajudaram pessoas que têm falta de ar associada à asma. O Ginkgo biloba é outro extrato que pode ser experimentado. Gingko contém PFA ou fator de ativação de plaquetas. Tem um papel importante no desencadeamento da asma. 3ml de asma, três vezes ao dia, podem curar a falta de ar.

Aviso Legal:Lembre-se de seguir a sugestão do seu médico também. Não tome a falta de ar como certa e converse com seu médico para entender a complexidade do problema. Os remédios caseiros não são a única cura. A condição também precisa de tratamento médico sério em alguns casos.