Os princípios do Jivamukti Yoga e etapas para a prática

A prática do Yoga influenciou muitos ocidentais, que voaram para a Índia para dominar a arte. Um desses casais, que queria criar sua própria marca no campo do Yoga, desenvolveu a técnica do Jivamukti Yoga. Foi iniciado por Sharon Gannon e David Life em 1984, onde abriram seu primeiro centro em Nova York, após serem treinados no programa Sivananda. Jivamukti Yoga é uma combinação de exercícios físicos, práticas espirituais e comportamento ético. É baseado nos cinco princípios centrais, que cobrem todos os aspectos da prática do Yoga. Neste artigo, vamos entender o que é Jivamukti Yoga e como isso nos beneficia.

Jivamukti ioga e etapas para a prática

O que é Jivamukti Yoga?

Jivamukti é uma combinação das palavras 'jivan', que significa vida e 'muktih', que significa moksha ou liberação. Juntas, a palavra significa obtenção de moksha ou liberação do ciclo infinito de morte e renascimento. Esta forma de ioga é baseada no significado literal sânscrito de asana, que é assento ou conexão. Ele enfatiza 'sthira' ou lugar de alegria e 'sukham' ou felicidade. O asana ou relação com os outros deve ser instilado com sthira e sukham.



Ver mais: O que é nada ioga

Esta é a ideia radical que o Jivamukti Yoga incorpora. Se implementado de maneira adequada, erradicará todas as formas de discriminação e agitação no mundo. Assim, a sequência do Jivamukti Yoga visa usar asanas iogues para melhorar não apenas a força física de seus discípulos, mas também para melhorar seu pensamento e torná-los pessoas melhores. É uma forma de estabelecer harmonia no mundo, melhorando assim o relacionamento com todos os outros. Desta maneira, com a prática contínua de magnanimidade e tolerância, você logo alcançará a iluminação!

Princípios do Jivamukti Yoga:

A filosofia central do Jivamukti Yoga é baseada em cinco princípios básicos - ahimsa, bhakti, dhyana, nada e shastra.

  • Ahimsa: Ahimsa significa literalmente não violência. O maior pregador de ahimsa neste mundo foi Mahatma Gandhi. Este princípio se refere a viver uma vida pacífica em harmonia com todos os organismos vivos ao nosso redor, incluindo até mesmo o menor dos insetos.
  • Bhakti:Bhakti significa literalmente devoção. Refere-se a uma vida dedicada a Deus e seus planos para sua vida. É um caminho de auto-realização. É alcançado por meio de cânticos e outras práticas devocionais.
  • Dhyana:Dhyana significa meditação. Este princípio envolve o uso da meditação para alcançar a autorrealização. É um método para mudar a realidade da alma. A meditação ajuda a limpar sua mente e a definir seus objetivos.

Ver mais: Sobre Yoga

  • Nada:Nada significa equilibrar seu corpo e espírito com o poder de ouvir. Envolve a prática de ragas ou qualquer instrumento musical. Se você não pratica música, pode ouvir música gravada que acalma sua mente.
  • Shashtra: Shashtra significa escrituras. Este aspecto do Jivamukti Yoga envolve o estudo detalhado das antigas escrituras hindus, incluindo os Vedas, puranas e upanayas e o Geeta. O estudo desses textos antigos transmitirá grande conhecimento aos discípulos e os ajudará a compreender melhor o mundo.

Como fazer Jivamukti Yoga?

Todas as aulas de Jivamukti foco de ioga em asanas , meditação e ensinamentos espirituais. Os Gurus e professores ajudam seus discípulos a absorver o espírito de todos os cinco princípios do Jivamukti Yoga. A aula básica é composta por um modelo de quatro semanas. A primeira semana se concentra em asanas em pé. A segunda semana concentra-se em asanas de flexão para frente. A terceira semana enfoca as asanas que se dobram para trás e a quarta semana enfoca inversões, meditação e amarrar todas as aulas juntas. Enquanto as aulas abertas se concentram no aspecto mais espiritual da ioga, as aulas básicas se concentram mais no alinhamento do corpo. As aulas básicas servem como forma de preparação para o ingresso dos alunos nas aulas abertas. Ele treina seu corpo para sobreviver aos rigores da ioga.

Ver mais: Poses de ioga moksha

Poses de ioga Jivamukti:

Confira os 2 principais asanas de Jivamukti Yoga e seus benefícios.

1. Postura do Macaco:

Monkey Pose ou Hanumanasana, é uma postura de sentar. Assemelha-se ao grande salto de Hanuman do extremo sul da Índia para Srilanka. Essa postura também é chamada de salto de fé e ajuda a aliviar uma série de questões relacionadas à dor. Confira as etapas abaixo.

Etapas para executar:

  • Ajoelhe-se no chão nu
  • Coloque o pé direito na direção para frente, longe do joelho esquerdo
  • Inspire lentamente e traga a perna esquerda para trás
  • Faça apenas dentro de seus limites
  • Repita os passos com as pernas opostas

Benefícios:

  • Esta é a melhor postura para tratar a ciática
  • Pode fortalecer coxas e isquiotibiais

2. Dança Shiva Pose:

Natarajasana, ou a pose de Shiva Dançante recebe o nome da postura de Nataraj em sua dança cósmica. Nataraja ou o Senhor da Dança usa a dança para reviver suas emoções como forma de equilibrar a natureza. Da mesma forma, esta postura pode ajudá-lo a obter melhor equilíbrio e estabilidade corpo-mente.

Etapas para executar:

  • Fique em pé com as pernas e os braços próximos um do outro
  • Enquanto inspira lentamente, levante a perna direita para trás e estenda a mão direita
  • Equilibre seu corpo com o pé esquerdo
  • Seu braço esquerdo deve estar a aproximadamente 45 graus em relação ao solo
  • Segure sua perna direita com seu braço direito
  • Mantenha a postura por 15-20 segundos
  • Repita com as pernas opostas

Benefícios:

  • Este asana ajuda a alongar seus tornozelos, coxas e abdômen
  • Ele restaura a paz para sua mente e dá a você um equilíbrio de emoções

Benefícios do Jivamukti Yoga:

Jivamukti Yoga é um procedimento holístico para energizar sua vida e trazer positividade. Alguns dos benefícios surpreendentes deste Yoga são:

  • Jivamukti Yoga envolve exercícios rigorosos que podem fazer você queimar calorias
  • Ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a reduzir a pressão arterial
  • Jivamukti Yoga ajuda a reduzir o ruído desnecessário em nossas mentes e a restaurar a tranquilidade
  • Melhora a flexibilidade dos músculos
  • Jivamukti Yoga também é comprovado para curar muitas doenças, incluindo problemas cardíacos e distúrbios digestivos.

Precauções e contra-indicações:

Antes de se inscrever para uma sessão de Jivamukti Yoga, tome estes cuidados:

  • Nem todos os estúdios treinam em Jivamukti Yoga. Apenas os treinadores certificados na prática de Jivamukti podem treinar outros
  • Se você estiver se recuperando de uma lesão física, é aconselhável primeiro consultar um médico
  • É aconselhável comer ou beber pelo menos duas horas antes da sessão
  • Use roupas confortáveis ​​para uma prática de Yoga suave

Jivamukti yoga é único em seu tipo e ganhou imensa popularidade no passado recente. É altamente endossado por muitas celebridades que afirmam ter observado uma grande transformação dentro de si mesmas. Jivamukti Yoga não é apenas sobre bem-estar físico e mental, mas também leva em consideração nosso compromisso com a sociedade. Aspectos como direitos dos animais, veganismo, ambientalismo e ativismo social são pregados junto com o Yoga. Jivamukti, como o nome realmente sugere, ajuda você a se libertar dos problemas diários.

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