Como usar datas para diabetes?

Um paciente diabético tem ânsias de açúcar. Como o diabetes é um distúrbio que envolve níveis elevados de açúcar no corpo, é preciso ter muito cuidado com seus hábitos alimentares. Os diabéticos devem evitar o consumo de açúcar na forma direta, como açúcar branco, doces, balas e sobremesas carregadas de açúcar e assim por diante. No entanto, os médicos permitem que eles substituam esses alimentos por frutas que são naturalmente doces como passas, tâmaras, mel e outros. As datas são um excelente substituto, pois têm uma série de benefícios. Este artigo trata da descrição das datas, seu valor nutricional, mitos sobre as datas, seus benefícios para os diabéticos e formas de consumir datas.

Tâmaras são os frutos que nascem nas tamareiras originárias do Golfo Pérsico. É uma fruta extremamente resistente, capaz de suportar as intempéries. É um pequeno fruto carnudo em que a polpa envolve uma única semente, Altamente nutritivo, este fruto é também um substituto saudável de snacks, açúcar branco e outros adoçantes artificiais, especialmente para diabéticos.



Ver mais: Canela para diabetes

Valor nutricional das datas:

Frutose e glicose são as principais fontes de açúcar que estão presentes em abundância. Uma xícara de tâmaras picadas equivale a cerca de 415 calorias, 110 carboidratos e cerca de 95 g de açúcar. Ele fornece quase 287kcal de energia. Seu teor de açúcar compreende pelo menos 29% de frutose e pelo menos 41% de glicose.

Mito sobre datas:

Um dos mitos mais comuns é que os diabéticos abominam até doces e frutas naturais, como tâmaras e passas, que têm alto teor calórico. Isso não é verdade, os diabéticos podem desfrutar de encontros, embora tenham que ser cuidadosos e manter um controle sobre a porção.

Como as datas são benéficas para os diabéticos?

  • As tâmaras são compostas por nutrientes importantes que atendem às necessidades de uma pessoa que sofre de diabetes. É uma das alternativas mais saudáveis ​​ao açúcar natural, proibido ao diabético.
  • O índice glicêmico é muito baixo: os diabéticos consomem apenas alimentos com índice glicêmico muito baixo para manter os níveis de açúcar. Varia de 35,5 a 49,7 em datas que o qualificam para ser uma inclusão no regime alimentar do diabético.

Ver mais: Água de coco no diabetes

  • Presença de carboidratos: Os carboidratos são uma fonte de energia instantânea, pois estão cheios de frutose e glicose. Cada 100 gramas de tâmaras contém cerca de 75 gramas de carboidratos, portanto, quando as pessoas com diabetes se sentirem mal, devem manter um pacote de tâmaras à mão para se energizarem.
  • As datas não perturbam os níveis de açúcar no sangue e fazem a pessoa se sentir cheia por um longo período de tempo.

Formas de consumir datas:

Os diabéticos devem preferir a fruta fresca tâmara à forma seca e concentrada. O número de datas deve ser incorporado de forma que a ingestão diária não ultrapasse 15g de carboidratos e 60 calorias. As tâmaras podem ser consumidas com várias combinações que são excelentes para um paciente diabético.

  • 3 a 4 tâmaras tomadas com 150 ml de leite é uma excelente forma de fornecer energia ao corpo.
  • Outra combinação saudável seria tâmaras picadas com meia xícara de iogurte.
  • À procura de um lanche noturno, pegue um pequeno punho de nozes como pistache e amêndoas e misture com cerca de 2 a 3 tâmaras (picadas). Isso garantirá que seu estômago fique cheio por um longo período de tempo.
  • Uma pessoa gravemente diabética deve consultar um médico antes de incluí-lo em suas dietas.

Ver mais: Mamão é bom para pacientes diabéticos

As tâmaras são um substituto saudável para o açúcar sintético, pois é uma fonte natural de açúcar; entretanto, uma pessoa que sofre de diabetes deve sempre consultar um médico antes de incluir datas em sua dieta.