Bhujangasana Yoga (Cobra Pose) - Passos e benefícios para uma vida saudável!

Bhujangasana ou postura da cobra é uma das posturas mais fáceis e eficazes do yogasana. É o 8º passo do Surya Namaskara ou saudação ao sol. Quando feita com perfeição, a pose se assemelha a uma cobra com as presas abertas e, portanto, é conhecida como a pose da cobra ou pose da serpente. Com inúmeros benefícios físicos e fisiológicos, este asana é necessário para se manter em forma e saudável. Ao fazer este asana simples, pode-se ativar 4 dos 7 chakras principais do corpo. Neste artigo, forneceremos informações detalhadas sobre o bhujangasana, como fazê-lo com perfeição, erros comuns que devem ser evitados, benefícios, variações, precauções, contra-indicações e muito mais. Leia aqui para detalhes e imagens de bhujangasana para detalhes.

Bhujangasana Yoga

O que é Bhujangasana Yoga (postura da cobra)

O nome Bhujangasana vem da palavra sânscrita “bhujang” que significa cobra ou serpente. Portanto, o asana também é chamado de postura da cobra; pose de ioga da cobra ou asana da cobra. Este asana é uma postura curvada para trás, com a pessoa em uma postura semelhante a uma serpente com o capuz levantado. O asana é uma parte da sequência de Surya Namaskar (saudação ao sol) e também asanas em Padma Sadhana. O asana é altamente benéfico e conhecido por despertar a kundalini, destruir doenças e também aumentar o calor do corpo. Fazer a postura do bhujangasana é realmente simples e, portanto, beneficia imensamente o corpo.



Imagens, etapas, benefícios e precauções de Bhujangasana:

A seguir, são fornecidas informações detalhadas sobre o bhujangasana e a explicação de como fazer o bhujangasana com fotos e instruções passo a passo junto com os benefícios do bhujangasana yoga, modificações, dicas para iniciantes e outras dicas para seguir facilmente esta postura de yoga.

Etapas de Bhujangasana Yoga com imagens:

Etapas de ioga de bhujangasana com imagens

Como realizar o Bhujangasana?

  1. Comece deitando-se de barriga para baixo, com as palmas das mãos colocadas sob os ombros. Seus cotovelos devem estar dobrados perto de seu torso. A parte superior dos pés deve estar pressionando o tapete, alongando assim as pernas.
  2. Pressione o osso pélvico para baixo e também ative os músculos da coxa. Ao fazer isso, você deve sentir o cóccix se contrair para baixo, quando o abdome se contrai e apóia a coluna.
  3. Agora inspire e pressione as mãos no chão, alongando os braços de modo que o peito se levante para a frente e para cima.
  4. Em seguida, na postura da cobra, é necessário manter o cóccix para baixo, enquanto o osso pélvico se move em direção ao umbigo. Essa inclinação pélvica o ajudará a manter a abertura na parte inferior da coluna enquanto você arqueia.
  5. Levante-se apenas até o ponto em que o osso pélvico permaneça no chão e você não sinta a pressão na parte inferior das costas.
  6. Pressione as omoplatas nas costas sem forçar os músculos das costas. Coloque os cotovelos perto da caixa torácica, com os cotovelos ligeiramente dobrados. Faça os músculos das costas e os braços trabalharem nessa posição.
  7. Levante os olhos e o queixo, mantendo um espaço confortável na nuca. Mantenha essa postura por 20-30 segundos, respirando fundo.
  8. Durante a última respiração, expire lentamente, trazendo a cabeça e o peito para baixo. Sinta a coluna alongar-se, puxando o tronco para a frente com as mãos.
  9. Inspire e levante-se nas mãos e nos joelhos e volte à pose de criança, expirando.

Benefícios e precauções do bhujangasana:

Benefícios e precauções do bhujangasana

Fazer bhujangasana ioga regularmente beneficia nosso corpo das seguintes maneiras:

Benefícios físicos:

  1. Este bhujanga yoga visa aumentar a flexibilidade da coluna e também fortalecê-la.
  2. Ele estende as várias partes do corpo como o peito, ombros, pulmões e abdômen.
  3. A pose da cobra fortalece os músculos das costas e os braços.
  4. Os órgãos internos são alongados e também massageados ao fazer este asana.
  5. Executar o asana ajuda a abrir os pulmões e o coração.
  6. Ajuda a estimular os órgãos abdominais e também a firmar as nádegas.

Benefícios terapêuticos:

  1. Yoga asanas Bhujangasana é conhecido por beneficiar pessoas que sofrem de asma.
  2. Praticar este asana é conhecido por aliviar a ciática.
  3. Ajuda a aliviar o estresse e a fadiga.
  4. É também uma das melhores poses para quem tem problema de espondilite.

[Ver mais: Benefícios do Yoga ]

Modificações para Bhujangasana Yoga (postura da cobra):

Modificações para a postura da cobra

É melhor evitar fazer essa postura no chão se você estiver rígido. Apoie uma cadeira de metal contra a parede e execute esta postura com as mãos na borda frontal do assento e com a planta dos pés no chão.

Você pode descansar os cotovelos sob os ombros no chão para reduzir o trabalho nos músculos da parte inferior das costas.

Esta é uma variação avançada de bhujangasana e também é conhecida como Bheka Bhujangasana. Nessa postura, as pernas são flexionadas a partir dos joelhos e os pés cruzados sob as coxas. As mãos são colocadas no namaskar mudra logo abaixo do pescoço. Ao fazer essa postura, a intensidade da curvatura para trás é aumentada de várias maneiras.

Precauções para Bhujangasana Yoga (postura da cobra):

Precauções para postura da cobra

Aqui estão os benefícios e precauções do bhujangasana. Nas seguintes circunstâncias, deve-se evitar fazer bhujangasana:

  • Este asana deve ser evitado por pessoas com lesões nas costas e síndrome do túnel do carpo.
  • Evite este asana, se acontecer de você ter dores de cabeça.
  • Mulheres grávidas não devem fazer este asana.
  • Aqueles que se submeteram a cirurgia de órgão interno não devem realizar este asana.
  • Pessoas que sofrem de artrite na coluna ou nos pulsos não devem realizar este asana.
  • Pessoas com problemas de hérnia devem evitar o bhujangasana.

Dicas de postura da cobra para iniciantes:

Dicas de pose da cobra para iniciantes

Os iniciantes podem achar o backbend muito difícil, por isso é melhor não exagerar. Para descobrir a altura em que você pode executar este asana sem forçar as costas, tire as mãos do chão por um segundo. A altura que você encontrará será através da extensão.

Poses preparatórias e de acompanhamento:

Sethu Bandha Sarvangasana e Urdhva Mukhasvanasana são as posturas preparatórias para este asana. A maioria dos asanas de flexão para trás pode ser realizada como asanas de acompanhamento para Bhujangasana.

Agora iremos detalhar um pouco mais sobre a postura do bhujangasana ou da cobra. Primeiro, vamos saber mais sobre o significado antigo e original e a origem disso. A referência desta pose especial foi tirada de uma escritura conhecida como Gheranda Samhita e o significado disso diz que você precisa manter o umbigo até o dedão do pé tocado na base e então se levantar como o capuz de uma serpente. Bhujangasana ou a postura da cobra podem despertar o fogo no corpo que, por sua vez, queima todas as doenças e também estimula a 'kundalini'. Existem muitos outros benefícios do bhujangasana.

É verdade que a saúde perfeita pode ser alcançada se você tiver o sistema digestivo mais adequado e, depois de conhecer os passos do bhujangasana, manter essas condições de saúde será mais fácil para você. Isso ocorre porque a pose da cobra é uma das melhores para essa finalidade e também acende a energia digestiva que, por sua vez, queima todas as bactérias ruins e germes causadores de doenças e também regula a energia nas vias mais benéficas.

Quais são as poses de ioga preparatórias e de acompanhamento para a pose da cobra?

Antes de praticar os passos e benefícios do bhujangasana, você pode optar pelo simples Sahaja hasta Bhujangasana. Depois de terminar a pose da cobra, pratique o que você pode tentar são várias poses, uma após a outra. Estes são o Vakra hasta Bhujangasana, Niralamba Bhujangasana, Shalabhasana, Naukasana e Dhanurasana.

[Ver mais: Dhanurasana Yoga ]

Deixe-nos dar mais algumas dicas para o Bhujangasana Yoga (postura da cobra):

Em primeiro lugar, não seja severo com seu corpo e não o force a se esticar quando ele não puder mais. Isso não o levará a nenhum benefício de bhujangasana; terá efeitos adversos no corpo. Há razões pelas quais você verá que algumas pessoas estão com os quadris bem no chão nessa postura, enquanto outras o levantam. A razão é que algumas pessoas são mais flexíveis do que outras. A outra razão é que o comprimento dos braços e as formas dos corpos de todas as pessoas não são iguais e, portanto, pode haver uma diferença. Isso, entretanto, não significa que os benefícios do bhujangasana irão variar.

Em segundo lugar, não se esforce demais, pois você não conseguirá fazer a pose exata. Isso significa que você precisa relaxar principalmente as costas para obter a posição correta. Se você estiver tenso ou estressado, não será capaz de obter aquele arco necessário para o Bhujangasana e sem o qual não adianta praticar esta postura. Yoga também significa se acalmar, então você deve fazer isso.

Em terceiro lugar, você precisa de um equilíbrio do corpo em todas as formas, então tente fazer uma rotina equilibrada das posturas de ioga. Para equilibrar os arcos e o peso do corpo, você pode praticar Shalabhasana logo após um pouco de Saral hasta Bhujangasana e então passar para outra versão.

Quando você não deve fazer Bhujangasana?

Quando você não deve fazer bhujangasana

Existem várias precauções e contra-indicações quando se trata de praticar Bhujangasana. Essa postura não deve ser praticada de forma alguma por mulheres grávidas e por aquelas que sofrem de graves problemas de coluna, úlceras e hérnias. Esta postura é ideal para quem tem as costas rígidas e também para quem está menstruada. Se você passou por uma cirurgia nos pulmões, coração, costas, cérebro e coisas do gênero, então esta postura da cobra é novamente uma proibição estrita para você. Além disso, você não deve aumentar o tempo e a duração da prática deste asana de uma só vez. Primeiro, você terá que fazer isso por cerca de 10 segundos e repetir por cerca de 5 vezes e depois aumentar para 1 minuto e depois para 5 a 10 minutos.

Bhujangasana Yoga (postura da cobra) - Passos e seus benefícios

[Ver mais: Dicas de ioga para iniciantes ]

A ciência por trás do Bhujangasana:

Bhujangasana é uma das posturas de ioga versáteis com importantes benefícios à saúde. Conforme listado acima, esta cobra apresenta benefícios como fortalece e tonifica a coluna vertebral e também torna o sistema digestivo e respiratório mais eficiente. Ele até abre com eficiência os 4 chakras principais, ou seja, o Visuddhi Chakra, o Anahatchakra, o Manipura chakra e o Svadisthanachakra. Este asana é praticado com os olhos abertos e também melhora a visão e os nervos ópticos.

Então, você está surpreso ao ver como um asana simples pode ser poderoso e benéfico? Bhujangasana essencialmente encabeça a lista de asanas que são muito fáceis de executar e ainda assim muito benéficos. Se você tem um estilo de vida sedentário e uma agenda lotada, então é ainda mais importante que você dê a este asana um lugar em sua agenda lotada. Isso não só aumentará sua eficiência, mas também o livrará dos efeitos colaterais do estilo de vida sedentário. Compartilhe conosco a diferença que você experimentou depois de incluir bhujangasana em seu estilo de vida diário. Isso motivará seus colegas leitores a inculcar as mesmas boas práticas em suas vidas também.

Perguntas e respostas mais frequentes:

T1. Em quais músculos a pose da cobra funciona?

Anos:Bhujangasana é uma postura muito simples e eficaz que fortalece os pulsos, braços, costas e ombros. Também alonga os músculos abdominais, bem como os músculos uterinos. Além desses músculos, o Bhujangasana também ativa efetivamente 4 dos 7 chakras básicos do nosso corpo.

2º trimestre. Qual é a diferença entre a pose da cobra e a pose do cão voltado para cima?

Anos:A diferença básica e mais importante entre a pose da cobra e a pose do cão voltado para cima é o posicionamento das pernas. No bhujangasana, suas pernas até as coxas estão em contato com o chão, e apenas seu torso está acima do solo. Virado para cima, faça pose de cachorro, com as pernas e a pelve bem acima do solo e a pressão nos dedos dos pés.

3º trimestre. Como você ensina a postura da cobra?

Anos:As etapas a seguir irão ajudá-lo a fazer o asana da cobra na ioga com perfeição:

  • Deite-se no chão em seu peito
  • Pressione a parte superior de seus pés, coxas e púbis firmemente no chão e mantenha as palmas das mãos próximas aos ombros
  • Ao inspirar, estique os braços levantando o torso do chão e subindo a uma altura até a qual possa manter a conexão do púbis com as pernas.

Q4. Bhujangasana Pose é ruim para as costas?

Anos:O bhujangasana pode ser considerado uma postura eficaz para curar e aliviar a dor lombar. No entanto, às vezes, as pessoas reclamam e sentem dor na região lombar ao fazer este asana. Em tal situação, em vez de levantar o tronco, deve-se tocar a cabeça no chão e tentar envolver os músculos centrais, que se concentrarão no alongamento da coluna torácica e não particularmente na flexão para trás. Esta é uma das variações essenciais que se pode praticar se sentir dor na região lombar.

Q5. A postura da cobra é boa para a ciática?

Anos:A pose da cobra é uma das melhores para aumentar a flexibilidade da coluna. Ele alonga o peito e também fortalece os ombros e a coluna, aliviando eficazmente a dor ciática e também a hérnia de disco. Assim, o bhujangasana é um asana poderoso que proporciona um bom alongamento dos músculos da coluna.

Q6. O Bhujangasana ajuda você a aumentar a altura?

Anos:Bhujangasana alonga e fortalece os músculos dos ombros, tórax e abdômen. Também estimula os hormônios do crescimento e melhora a postura. Todos esses fatores resultam em um aumento na altura da pessoa. Portanto, pode-se dizer com razão que o bhujangasana o ajuda a aumentar a altura.

Q7: Quais são os erros comuns ao fazer Bhujangasana?

Anos:A seguir estão os erros comuns a serem evitados ao fazer a pose de ioga da cobra:

  • Espaçamento entre as pernas - as pessoas tendem a manter as pernas próximas umas das outras, mas o ideal é que elas sejam colocadas na distância do quadril.
  • Colocação da mão - As mãos devem ser mantidas na distância dos ombros. Manter as mãos mais largas do que isso impedirá que você obtenha o arco traseiro ideal.
  • Empurrar com muita força - Bhujangasana tem tudo a ver com a postura correta e não com a altura em que você se levanta. É preciso lembrar que bhujangasana tem tudo a ver com alongamento e extensão da coluna vertebral.
  • Travamento do cotovelo - Todos têm flexibilidade diferente e, portanto, isso não é obrigatório, desde que você esteja sentindo um bom alongamento na coluna.