Alimentos ricos em beta-caroteno - lista dos 14 principais disponíveis na Índia

Uma caminhada no mercado certamente o fará fixar seus olhos em frutas e vegetais de cores brilhantes como Capsicums, Cenouras, Damascos, etc. É por causa de um pigmento chamado Beta Caroteno. Os alimentos ricos em beta-caroteno estão facilmente disponíveis no mercado, sem a necessidade de recorrer a suplementos. A deficiência deste carotenóide pode causar secura da pele, secura e coceira nos olhos, infecções na garganta, acne, cegueira noturna e até infertilidade. Os médicos recomendam comer alimentos com cor laranja ou vermelha para transmitir beta-caroteno em sua dieta. Esta lista pode ajudá-lo a preparar seu gráfico de dieta com as principais fontes de beta-caroteno.

Lista dos 14 melhores alimentos ricos em beta-caroteno na Índia

Quanto beta-caroteno você deve tomar?

Não existe uma diretriz dietética específica para o beta-caroteno. Os médicos recomendam tomar entre 15 mg a 180 mg por dia para atender às necessidades diárias. Você pode incluir frutas e vegetais em sua refeição, em vez de se limitar a uma única fonte.



Lista de alimentos beta-caroteno na Índia:

Aqui, listamos os 14 principais alimentos ricos em beta-caroteno. Vamos dar uma olhada neles.

1. Batata doce:

alimentos ricos em beta-caroteno

A batata-doce é extremamente rica em beta-caroteno. Este alimento é uma excelente fonte de antioxidantes, Vitamina B6, Vitamina C, Vitamina D, ferro e magnésio. Esses nutrientes permitem que o corpo combata resfriados, gripes, vírus e envelhecimento da pele e também ajudam a aumentar os níveis de energia e resistência do corpo. A batata-doce é conhecida por ajudar no crescimento saudável dos ossos, dentes e tecidos da pele.

Valor% de beta-caroteno por 100 gramas:48%

2. Cenoura:

As cenouras são ricas em vitamina A e contêm beta-caroteno. As cenouras ajudam a manter a saúde dentária e cardíaca de uma pessoa. Além disso, as cenouras também são úteis para combater o envelhecimento, nutrir a pele e melhorar a visão. Eles são uma das fontes facilmente disponíveis para transmitir o beta-caroteno na dieta.

Valor% do beta-caroteno por 100 gramas: 77%

3. Abóbora:

Esta é uma das melhores fontes de beta-caroteno para o corpo. O beta-caroteno, sendo um antioxidante, se converte em vitamina A dentro do corpo e protege o corpo contra doenças cardíacas, asma e certos tipos de câncer. As abóboras ajudam o corpo com a pressão arterial, imunidade e até câncer. A abóbora também é conhecida por ser boa para a visão. A vitamina A fornecida por este alimento é muito importante para mulheres grávidas e lactantes.

4. Espinafre:

fontes de beta-caroteno

O espinafre é super rico em beta-caroteno e antioxidantes, o que os torna um alimento vital para o crescimento de dentes e ossos fortes. Este vegetal é um dos mais fortes competidores em seu grupo para proteger o corpo contra o câncer de próstata. O espinafre possui todos os nutrientes que proporcionam uma visão saudável e possuem propriedades antiinflamatórias e anticancerígenas.

Valor% de beta-caroteno por 100 gramas:58%

5. Nabo Verde:

As folhas de nabo são muito mais nutritivas do que o próprio nabo. As folhas de nabo são ricas em antioxidantes, vitaminas e minerais e têm um número muito baixo de calorias. Estes são melhor cultivados durante o inverno. Por serem ricos em beta-caroteno, como todos os outros vegetais e frutas, os nabos também têm propriedades antioxidantes, antienvelhecimento e anticâncer. O beta-caroteno presente neste vegetal se converte em Vitamina A dentro do corpo, o que o torna benéfico para a pele e os olhos.

Valor% de beta-caroteno por 100 gramas:58%

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6. Verduras de beterraba:

Quando se trata de beterraba, geralmente acabamos consumindo apenas a parte de baixo e cortamos as folhas. No entanto, as folhas de beterraba são muito nutritivas e trazem muitos benefícios à saúde. A beterraba é muito rica em minerais, vitaminas e poderosos antioxidantes. Estas folhas também são baixas em calorias, sem colesterol e propriedades de baixo teor de gordura e, portanto, são ótimas para consumir quando se tenta perder peso. O beta-caroteno da beterraba, assim como os outros, fornece benefícios antioxidantes e anticâncer para o corpo. Por ser um antioxidante, este vegetal faz maravilhas para a pele e para a visão.

7. Alface:

alimentos beta-caroteno

As folhas de alface são um dos principais vegetais beta-caroteno. Essas folhas têm baixo teor de gordura e alto teor de proteínas, o que as torna o alimento perfeito para malhar e perder peso. A alface também é muito boa para um coração saudável. Este alimento também contém antioxidantes, que são uma bênção para a nutrição e a saúde da pele.

Valor% de beta-caroteno por 100 gramas: 48%

8. Muskmelon:

Esta é uma fruta do verão e pertence à família das abóboras, abóbora, pepino, etc. O melão é extremamente rico em flavonóides antioxidantes beta-caroteno. O beta-caroteno protege as células dentro do corpo dos radicais livres de oxigênio, protegendo assim o corpo contra vários tipos de câncer.

Valor% de beta-caroteno por 100 gramas:19%

9. Damasco:

Os damascos são ricos em antioxidantes e muito pobres em calorias. Sendo uma boa fonte de beta-caroteno, o damasco é bom para os olhos, a pele e também tem propriedades anticancerígenas. Os damascos secos têm quantidades concentradas de vitamina A, ou beta-caroteno, em comparação com as frutas frescas. É também um dos melhores alimentos ricos em beta-caroteno e outros carotenóides.

Valor% de beta-caroteno por 100 gramas: 10%

10. Butternut Squash:

alimentos ricos em beta-caroteno

A abóbora é uma das boas fontes de beta-caroteno. É amarelado brilhante, o pigmento laranja é devido ao beta-caroteno. Estima-se que uma xícara de abóbora cozida ofereça cerca de 10 gramas desse nutriente vital. Butternut Squash também contém muitos outros tipos de carotenóides como luteína, alfa caroteno, que são todos poderosos antioxidantes.

Valor de% de beta-caroteno por 100 gramas: 42%

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11. Brócolis:

O brócolis também é rico em beta-caroteno junto com outros nutrientes vitais. O rico pigmento de cor verde é devido a muitos carotenóides nele, incluindo o beta-caroteno. Diz-se que quanto mais escura a cor das florzinhas, mais rica é a concentração de Beta-Caroteno. O brócolis é carregado com esses antioxidantes naturais para fortalecer o sistema imunológico e reduzir o dano celular livre nas células.

Valor% de beta-caroteno por 100 gramas:9%

12. Mangas:

O “rei das frutas” e a fruta mais esperada do verão, a manga é uma rica fonte de beta-caroteno. Os frutos de cor mais viva com tonalidade amarelo-alaranjada profunda apresentam melhor concentração de Carotenóides. A manga é conhecida por suas propriedades de fortalecimento imunológico, graças às altas quantidades de antioxidantes. É a fruta mais popular na lista de alimentos ricos em beta-caroteno.

13. Laranjas:

boas fontes de beta-caroteno

A laranja é outra fonte importante de beta-caroteno. Especialmente as frutas laranjas de cores vivas contêm as maiores quantidades de beta-caroteno. Além disso, as laranjas também são ricas em vitamina C, que pode fortalecer o sistema imunológico e ajudar a prevenir os riscos de infecções. Comer laranjas pode reduzir as chances de infecções de garganta, problemas de visão e outros sinais de deficiência de beta-caroteno.

14. Ervilhas em grão:

Junto com a cenoura, a ervilha também é uma das melhores fontes de beta-caroteno. Na verdade, eles são ricos em diferentes tipos de carotenóides como alfa-caroteno, luteína e zeaxantina juntamente com beta-caroteno. São ricos em Vitamina A, que é a pré-forma deste carotenóide, tornando-os indispensáveis ​​à saúde do corpo, da pele e dos cabelos. Recomenda-se comer pelo menos uma porção de ervilhas para lidar com as deficiências de carotenóides.

Valor% de beta-caroteno por 100 gramas: 7%

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Agora que você entendeu a importância dos alimentos ricos em beta-caroteno para o nosso corpo, é hora de atender às necessidades diárias. O Beta Caroteno é um dos carotenóides essenciais para o bem-estar do nosso corpo. É essencial para lidar com o desenvolvimento cognitivo do corpo, prevenir o câncer, prevenir infecções e até tratar problemas respiratórios. Recomendamos fortemente que você tome uma combinação desses alimentos todos os dias para desfrutar de uma saúde livre de doenças.