Benefícios e riscos envolvidos na dieta de frutas

A dieta de frutas, comumente chamada de dieta fruitária, é uma dieta vegana altamente restritiva que exclui todos os produtos de origem animal, incluindo laticínios. Então, se estamos pulando todos os produtos de origem animal, laticínios, alimentos cozidos, alimentos processados ​​e vegetais, uma questão principal surge em nossa mente: 'A dieta de frutas é saudável e segura?' Para ser franco, uma dieta de frutas não é totalmente segura e saudável porque pode causar desnutrição. Vários nutrientes que são cruciais para o corpo estão faltando nesta dieta fruitária. Além disso, essa dieta também é rica em açúcar, causando diabetes, pré-diabetes ou resistência à insulina. Por isso, a maioria dos nutricionistas em todo o mundo não recomenda seguir essa dieta.

Plano de dieta de frutas

Dieta de frutas:

Uma dieta de frutas ou uma dieta fruitária não tem uma definição específica, mas as pessoas que incorporam 80-90 por cento de frutas cruas em sua refeição de três pratos são aquelas que seguem a dieta de frutas. Esta dieta também é chamada de dieta vegana porque nenhum produto de origem animal ou laticínios são incluídos nesta dieta. Algumas pessoas que seguem essa dieta comem apenas as frutas que caíram das árvores, ao invés das que foram colhidas. E alguns outros não comem sementes porque têm a capacidade de se tornarem plantas vivas. Alguns fruitarianos incluem vegetais, frutas secas, nozes, sementes, legumes, grãos e tubérculos com moderação, e qualquer um desses tipos de cozimento é totalmente evitado.



Parece que a dieta de frutas é saudável em comparação com todas as outras dietas, mas essa dieta é muito perigosa se seguida por uma pessoa normal. Isso ocorre porque essa dieta não fornece todos os nutrientes essenciais necessários ao corpo. Por exemplo, o mineral ferro é encontrado em vegetais com folhas e feijão. Ferro é aquele que ajuda as células vermelhas do sangue a transportar oxigênio por todo o corpo. O ferro não é encontrado na dieta de frutas e torna-se difícil para o corpo produzi-lo.

Benefícios para a saúde da dieta de frutas:

Diz-se que a dieta de frutas contém menos nutrientes necessários para o metabolismo e o desenvolvimento do sistema imunológico. Além de tudo isso, a dieta de frutas traz alguns benefícios à saúde.

1. Alto teor de fibra:

A maioria das frutas é considerada rica em fibras. Esta fibra ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue e também incentiva a evacuação melhor e reduz a constipação. Amoras, maçã, framboesas e peras são algumas das frutas que são ricas em fibras.

2. Rico em potássio:

Algumas frutas como manga, banana, melão e goiaba são ricas em potássio. Este potássio ajuda a manter a pressão sanguínea saudável e a regular o equilíbrio dos fluidos no corpo.

3. Vitamina C:

As frutas geralmente são uma boa fonte de vitamina C, e algumas frutas como laranjas, morangos e pimentões vermelhos são muito ricas em vitamina C. Essa vitamina apoia o sistema imunológico e também ajuda a manter os dentes e as gengivas saudáveis.

4. Antioxidante:

Os antioxidantes são compostos que inibem o processo de oxidação, limitando assim a produção de radicais livres. Esses antioxidantes protegem a pele e combatem qualquer doença. Algumas frutas ricas em antioxidantes são ameixas, ameixas pretas e todos os frutos silvestres. Às vezes, são chamados de eliminadores de radicais livres.

5. Rico em folato:

Frutas tropicais como manga, laranja são ricas em folato, que ajuda o corpo a criar glóbulos vermelhos. Este folato também apóia o desenvolvimento fetal.

6. Perda de peso:

As frutas geralmente têm poucas calorias. A ingestão de baixas calorias ajuda na perda de peso. Se o seu objetivo é reduzir o peso, você pode mudar para esta dieta. Mas, não considere isso como um benefício real, uma vez que qualquer perda de peso pode desaparecer se você abandonar a dieta, e seu peso começará a se recuperar.

Riscos relacionados à dieta de frutas:

Embora essa dieta tenha seus benefícios potenciais, ela também está associada a alguns riscos mais significativos.

1. Falta de nutrientes vitais:

Esta dieta carece de nutrientes essenciais que são necessários para o corpo. Isso inclui gordura, cálcio, ácidos graxos ômega-3, vitaminas B, incluindo B-12, ferro, vitamina D, zinco, etc. A ausência desses nutrientes no corpo pode causar

  • Fadiga
  • Depressão
  • Ossos enfraquecidos
  • Pele seca e cabelos quebradiços
  • Músculos enfraquecidos
  • Baixo humor
  • Redução de imunidade
  • Osteoporose (devido à falta de cálcio)
  • Dificuldades cognitivas e
  • Complicações com risco de vida

2. Falta de proteína:

Uma pessoa que segue uma dieta fruitária pode perder proteínas suficientes para o corpo. Algumas pessoas que seguem esta dieta podem comer nozes e sementes para atender à demanda de proteína, mas isso é insuficiente para o corpo manter a saúde. A falta de proteína pode causar vários problemas de saúde que incluem

  • Fraqueza física
  • Anemia
  • Inchaço
  • Crescimento atrofiado
  • Doenças cardiovasculares.

3. Alto índice glicêmico:

Os açúcares estão naturalmente presentes nas frutas. A frutose, que possui alto teor de açúcares, está abundantemente presente nas frutas e possui alto índice glicêmico. O consumo de alimentos de alto índice glicêmico pode aumentar os níveis de açúcar no sangue, causando diabetes. O diabetes prolongado pode causar problemas cardíacos graves.

4. Cárie dentária:

Alguns estudos provaram que uma pessoa que segue a dieta de frutas tem maior risco de cárie dentária. Frutas como laranjas, limões, lima e uvas são ácidas e contêm ácidos cítrico e frutico. Esses ácidos podem dissolver o esmalte do dente, levando à cárie dentária e também podem desenvolver cáries ao longo do tempo.

Como visto acima, a dieta de frutas é considerada mais arriscada, embora tenha alguns benefícios potenciais. Ainda assim, se esta dieta agrada a você, não se precipite nessa dieta de uma vez. Prossiga devagar e faça uma transição gradual de sua dieta regular. Inicialmente, comece com frutas, nozes, sementes e vegetais crus.

Inclua e evite alimentos na dieta de frutas:

As frutas que devem ser incluídas nesta dieta são

  • Frutas doces como banana, manga, tâmaras e figos
  • Frutas com amido, como abóbora
  • Frutas ácidas, como toranjas, laranjas, ameixas e cranberries, etc.
  • Frutas subácidas, como damascos, maçãs, cerejas e framboesas
  • Frutas oleosas, como cocos, azeitonas e abacates
  • Melancias e melões almiscarados

Ao seguir uma dieta tão rígida e restrita, deve-se ter em mente que existem alguns alimentos e bebidas que devem ser evitados durante esta dieta. Eles são

  • Leite, requeijão e qualquer tipo de laticínios
  • Alimentos enlatados e processados ​​e cafeína
  • Alimentos médios ou totalmente cozidos
  • Alimentos contendo alto teor de óleo
  • Álcool e Tabagismo
  • Qualquer tipo de produto animal
  • Qualquer tipo de bebida carbonatada

Uma transição repentina de uma dieta regular para esta dieta de frutas é bastante arriscada, portanto, proceda devagar e comece inicialmente com vegetais semi-cozidos até que seu corpo se acostume com essa dieta. No início, a cada refeição, cozinhe no vapor ou molhe as frutas e vegetais antes de comer. Seu corpo também requer uma certa quantidade de gordura para transportar vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K). Portanto, inclua frutas oleosas como o abacate na dieta. Da mesma forma, coma nozes e sementes suficientes em cada refeição para atender à demanda de proteína do corpo. Continue fazendo isso por uma semana ou dez dias e então mude lentamente sua dieta para frutas cruas completas somente se seu corpo responder a esta dieta. Não se esqueça de incluir sucos de frutas em todas as refeições.

Plano de dieta de frutas:

A dieta de frutas normalmente não segue um plano específico. Quaisquer frutas podem ser consumidas no café da manhã, almoço e jantar. Mas, para ter uma refeição balanceada, deve-se desenvolver um planejamento rigoroso.

Café da manhã:

Esta é considerada a principal refeição do dia. Portanto, inclua três bananas, tâmaras, mirtilos e uma xícara de leite de coco. As bananas com o leite matam o apetite e dão-lhe a sensação de estômago cheio.

Lanche da manhã:

Um punhado de pêssegos secos vai bem ao lanche da manhã. O lanche da manhã geralmente é comido para diminuir a fome durante o almoço.

Almoço:

Duas tigelas grandes de salada de frutas com bananas, maçãs, uvas, morangos, goiabas, laranjas, melancias e melões almiscarados, etc. Você pode comer suas frutas preferidas no almoço.

Lanche da tarde:

Uma xícara de figos secos saciará sua fome.

Jantar:

Uma tigela enorme de abacate picado, tomate, pepino com limão, sal e pimenta. Você também pode optar por manga, repolho picado, cenoura para o jantar. Evite comer frutas com alto teor de água no jantar, pois podem perturbar seu sono com visitas frequentes ao banheiro para ir ao banheiro.

Sobremesa:

Qualquer dieta é incompleta sem uma sobremesa. Um punhado de amêndoas cruas é perfeito para sobremesa.

Conselhos médicos:

O conselho prévio de um médico é necessário antes de iniciar rapidamente qualquer tipo de dieta. Se o seu objetivo principal é reduzir o peso ou aumentar a saúde geral, e se você tem interesse em seguir a dieta de frutas, consulte o seu médico ou nutricionista e entenda os riscos individuais envolvidos em seguir esta dieta.

Com uma infinidade de dietas disponíveis, esta dieta de frutas é menos recomendada pela maioria dos médicos e nutricionistas por causa das deficiências de nutrientes e graves problemas de saúde que podem ocorrer. As frutas são consideradas ricas em vitaminas, fibras e antioxidantes, que são benéficas para o corpo, e está comprovado que essa dieta reduz o peso. Mas isso não é tudo; comer apenas frutas pode causar efeitos adversos na saúde geral do corpo. Tenha muito cuidado: consulte seu médico ou nutricionista antes de pensar em iniciar a dieta de frutas. Se você se beneficiou desta dieta sem nenhum problema sério de saúde, compartilhe suas experiências e plano de dieta conosco.

Aviso Legal:As informações fornecidas neste artigo são apenas para fins educacionais e não devem ser tomadas como um conselho médico. Consulte o seu médico antes de iniciar esta dieta. Não seremos responsáveis ​​por nenhum tipo de efeito adverso ocorrido em seu corpo.

Perguntas frequentes:

1. A dieta de frutas ajuda na perda de peso?

Resposta: Sim, as frutas ajudam na perda de peso. Isso ocorre porque a dieta de frutas contém uma ingestão de baixa caloria e comer mais frutas enche o estômago, matando o apetite.

2. Podemos comer vegetais na dieta de frutas?

Resposta: A dieta de frutas ou dieta fruitária é uma dieta em que você come apenas frutas cruas como sua refeição. Às vezes, os vegetais também são consumidos para atender à demanda de certos nutrientes do corpo. Apenas vegetais crus são consumidos na dieta de frutas.

3. Uma mulher grávida pode seguir a dieta de frutas?

Resposta: Não, uma mulher grávida não deve seguir a dieta de frutas. Essa dieta carece dos nutrientes vitais exigidos pelo corpo. Incorpore frutas em sua dieta regular durante a gravidez, mas não transite completamente para a dieta de frutas durante a gravidez. Isso causará sérios problemas de saúde para você e para o feto.