9 exercícios durante a gravidez no segundo trimestre

Todos nós devemos ter ouvido como os exercícios diários mantêm nosso corpo e mente em forma e ativos. Especialistas em saúde e médicos parecem não falar o suficiente sobre sua importância. Mas e quanto às grávidas? Sim, eles também precisam se exercitar, dentro de certas limitações. A maternidade é estressante para a mente e o corpo. Para superar esse período, os ginecologistas prescrevem exercícios leves a leves para gestantes no segundo trimestre, além de alimentação saudável e medicamentos.

Em geral, acredita-se que os exercícios durante o segundo trimestre, quando o feto começa a desenvolver os tecidos e a estrutura esquelética, são benéficos para a mãe e para o bebê.



Exercícios durante a gravidez, segundo trimestre:

Damos uma olhada nos exercícios de segundo trimestre mais recomendados e seguros durante a gravidez.

1. Caminhando:

Exercícios durante o segundo trimestre de caminhada

Nada supera uma curta caminhada no início da manhã ou no final da tarde durante o segundo trimestre da gravidez. Termine com um parceiro para acompanhar, seja seu marido ou amigos íntimos, e você terá um dia totalmente revigorante. É melhor evitar áreas lotadas, porém, para prevenir acidentes. Uma caminhada curta de 20 minutos pode fazer maravilhas para aumentar a circulação sanguínea em todo o feto e ajudá-la a acabar com a letargia geral durante a gravidez. Basta calçar um par de sapatos confortáveis ​​e você está pronto para ir!

2. Elevação da perna:

Exercícios durante a elevação das pernas no segundo trimestre

Visto que o fortalecimento da parte inferior do corpo é o exercício mais importante, este é um exercício ideal para fortalecer o centro e a parte interna das coxas. Para fazer uma elevação de perna é necessário deitar de lado, apoiando a cabeça em um braço dobrado e, em seguida, levantar a perna reta até uma altura confortável, mantendo a perna alinhada ao corpo todas as vezes. Durante isso, a outra perna deve ser mantida dobrada e a mão livre apoiada no chão para estabilidade.

Ver mais: Exercícios para mulheres grávidas

3. Imprensa de ombro:

Exercícios durante o segundo trimestre - imprensa de ombro

Este exercício libera a pressão que se desenvolve na coluna devido à gravidez para aliviar o estresse geral na parte superior do corpo. Para começar, sente-se em uma cadeira ereta enquanto estica os braços paralelos aos quadris. Pesos leves são recomendados durante o alongamento. Inspirando, levante os braços estendidos lentamente, alinhando-os com as orelhas. Traga os braços paralelos aos quadris enquanto expira e repita o ciclo.

4. Exercícios de agachamento simples:

Exercícios durante o segundo trimestre - agachamentos simples

Embora o agachamento regular não seja um exercício recomendado durante o segundo trimestre da gravidez, é necessário dar um impulso de força para os joelhos. Para isso, afaste as pernas tanto quanto os pés da cadeira, que serão usados ​​como apoio. Lentamente, comece a descer dobrando os joelhos. Você precisa parar quando suas coxas estiverem paralelas ao solo e se erguer até a posição anterior.

5. Alongamentos laterais:

Exercícios durante alongamentos do lado do segundo trimestre

Sente-se ereto enquanto estica uma perna reta e dobra a outra. Certifique-se de que os pés da perna dobrada tocam o quadril da perna esticada. Com uma das mãos estendida paralelamente à orelha, tente um movimento de torção com as mãos. Isso é feito inclinando o corpo na direção da palma estendida e levando a outra mão oposta à direção da inclinação. Este exercício fortalece o torso.

6. Treino de prancha:

Exercícios durante o segundo trimestre-prancha

Este exercício foi elaborado para melhorar a força das costas e antebraços. Levante o corpo apoiando-o nos cotovelos e pulsos e no arco do dedo do pé. O corpo deve estar reto durante a postura. Ocasionalmente, levante uma das pernas acima do plano do corpo para exercitar o quadril.

Ver mais: Que exercício evitar durante a gravidez

7. Ciclismo de ar sentado:

Exercícios durante o segundo trimestre de ciclismo de ar sentado

Este exercício pode ser feito sentado ou deitado. Quando feito sentado, requer que a perna seja levantada apenas o suficiente para permitir um movimento cíclico das pernas. É basicamente uma simulação do ciclo real.

8. Estocada e pressão de ombro:

Exercícios durante o segundo trimestre - estocada e levantamento de ombro

Para dar um salto, precisamos colocar um pé à frente do outro e agachar levemente. Agora comece esticando a mão para cima enquanto se agacha simultaneamente até que o joelho do mesmo lado da mão esteja a centímetros do chão. Isso fortalece os ombros, bíceps e costas.

9. Exercícios de Kegel:

Exercícios durante os exercícios de Kegel do segundo trimestre

Os exercícios de Kegel têm como objetivo fortalecer os músculos pélvicos, que precisam ser fortalecidos à medida que o feto cresce. Isso envolve a contração dos músculos do assoalho pélvico, controlando a respiração.

Ver mais: Exercícios para gravidez no terceiro trimestre

Uma vez que os exercícios diários se tornam parte da rotina, eles levam a uma gravidez confortável e sem problemas e a um segundo trimestre produtivo. Se você ainda não começou, comece o mais cedo possível. É melhor tarde do que nunca!