28 semanas de gravidez: sintomas, desenvolvimentos e precauções

As semanas até agora teriam trazido muitas mudanças. Começando por passar noites sem dormir a ter que urinar com frequência, a mudança é muito para entender, mas a melhor parte é realmente sentar e entender o que acontece com você quando está com 28 semanas de gravidez. Depois de saber disso, será mais fácil lidar com as mudanças que o corpo começa a mostrar.

No início, tudo começa como uma forma irregular de carne sem coração ou mesmo batimento cardíaco. Os primeiros dias da gravidez são geralmente considerados os mais difíceis, especialmente para uma primeira tentativa de maternidade. Nos meses seguintes, você vai facilmente calçando seus sapatos novos à medida que lentamente pega o jeito do assunto.

28 semanas de gravidez



Tabela de conteúdo:

  • O que esperar || Sintomas || Desenvolvimento do bebê || Barriga ||
  • Posição do bebê || Atividades || Dieta || Exercícios || Movimento do bebê ||
  • Como superar o estresse || Tratamentos médicos e check-up ||
  • Dicas e Precauções || Lista de controle || Riscos ||

28 semanas de gravidez, o que esperar:

As emoções estão espalhadas ao seu redor. De um súbito acesso de felicidade, o mundo pode parecer sombrio quando você sabe que não pode mais ficar com seus amigos para uma noitada de garotas. No momento seguinte, você pensa na responsabilidade que carrega dentro de você. A nova carne à qual você está prestes a dar vida. Esse é o carisma da gravidez esta semana.

Ver mais: Sintomas de gravidez de 27 semanas

Há 28 semanas de gravidez há quantos meses?

Você está entrando agora no terceiro trimestre. Você está com seis meses de vida e tem cerca de 12 semanas a mais para o parto. Isso significa que é melhor você começar a digerir mentalmente o fato de que vai passar por muita coisa.

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Sintomas de gravidez de 28 semanas:

Aqui está a atualização da mãe esta semana.

1. Máscara de gravidez:

Com sua gravidez chegando à 28ª semana, para alguns, pode haver um brilho caloroso da maternidade e para os outros, haverá muita acne no rosto e nas costas, seguidos por manchas castanhas na pele ou talvez cabelos muito secos . A formação de estrias em locais especiais como quadris ou seios ou, mais certamente, na região abdominal será eminente. Isso geralmente é chamado de máscara da gravidez. O melhor a fazer é desbastar e suportar. Se as coisas saírem do controle, converse com seu médico sobre seu desconforto crescente. A máscara pode ser acalmada usando máscaras faciais conforme o médico aconselhar.

2. Fadiga:

Seu bebê agora pesa cerca de 1 quilo, provavelmente por isso que a barriga do bebê ganhou mais peso do que antes, deixando você um pouco bagunceiro e bagunçado. Por volta dessa época, uma leve tontura junto com uma enorme exaustão é esperada. Tenha cuidado para não se levantar ou subir escadas enquanto sentir tonturas. Junto com a fadiga, uma forte sensação de falta de ar afeta você também. Para superar o problema, muito do que você precisa é descanso e água, claro. Limite o seu nível de estresse, e isso o ajudará muito a se sentir mais enérgico.

3. Estrias:

Na 29ª semana, o peso ao redor do estômago aumenta mais do que o normal, o que leva ao alongamento do músculo elástico sob a pele levando a estrias. Essas estrias não são prejudiciais. Sinais de estrias, coceira podem ser notados ao redor da área, geralmente, no estômago, região da mama onde o crescimento da parte do corpo é maior. A pele original pode ser recuperada após a gravidez se uma dieta adequada for mantida.

4. Contrações de Braxton Hicks:

Esta é uma contração uterina intermitente que ocorre durante a gravidez. Este tipo de contração geralmente não é sentido durante os estágios iniciais. A parte boa é que eles são dolorosos e não causam efeitos colaterais. Durante o terceiro trimestre, esse tipo de contração é mais sentido. Algumas mulheres podem pensar que é um verdadeiro trabalho de parto. O aperto e o relaxamento da região da virilha do útero geralmente ocorrem e geralmente não causam dor. Quando esse desconforto ocorrer, siga estes passos: Beba água para reduzir a desidratação, mudança de posição ou atividade, exercícios respiratórios que ajudam a lidar com o desconforto.

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Desenvolvimento do bebê grávido de 28 semanas:

Normalmente, o 9 meses de gravidez se resume em 40 semanas devido às frequentes visitas ao médico e ao acompanhamento do bebê. É por isso que essas 40 semanas são divididas em três trimestres. O primeiro trimestre mostra a formação do bebê e o segundo e terceiro trimestres são responsáveis ​​pelo desenvolvimento do bebê com o passar do tempo. Quanto mais perto você se aproxima do dia final, mais acelera a taxa de desenvolvimento.

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Barriga de grávida de 28 semanas:

Uma barriga de grávida de 28 semanas sentirá um pouco de dor devido à pressão exercida sobre suas costelas e na parte superior do estômago. Você pode começar a sentir que suas costelas estão se alongando de dentro para fora, mas isso não acontece. A melhor maneira de se sentir bem aos poucos é comer uma porção menor das refeições com frequência. Assim, a plenitude não vai te dar desconforto.

O tamanho do bebê de 28 semanas de gravidez é igual ao de um coco, pesando cerca de 1 kg. O total medido da cabeça aos pés será de 38 cm.

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Posição do bebê de 28 semanas de gravidez:

Seu bebê também está se preparando para o dia D tanto quanto você. Ele / ela agora está na diagonal e a cabeça provavelmente está voltada para a coxa esquerda e o rosto deve estar voltado para suas nádegas. Esta posição é conhecida como occipital anterior direito.

E as outras mudanças?

1. Visão:

Nos estágios iniciais, o bebê não está totalmente ciente do uso de seus olhos, mas com o passar do tempo, o bebê abre lentamente os olhos para o novo mundo dentro do estômago da mãe. A íris se desenvolve um pouco mais tarde, mas na 28ª semana, há uma mudança significativa em seus olhos. Ela agora desenvolveu sensibilidade nos olhos e pode piscar corretamente. Diz-se que durante o ultrassom sua lanterna vai para a barriga da mãe, você pode ver seu bebê semicerrando os olhos ou olhando para longe da luz.

Ver mais: Cuidados de gravidez de 29 semanas

2. Familiaridade:

Durante as primeiras semanas dentro da aconchegante área de nidificação, o bebê desenvolveu a audição ou palavras e frases, música e vozes. Agora, a partir desta semana, o médico disse que o bebê será capaz de reconhecer a familiaridade do som. Talvez a música favorita resolva se o bebê está ficando entediado dentro do estômago. Seu filho agora pode ouvir e reconhecer vozes familiares e pode julgar os arredores com base em experiências anteriores.

3. O sonho se torna realidade:

Todo esse tempo você estava sonhando com a aparência do seu filho, com quem ele se pareceria, exatamente como as mãos dele seriam pequenas contra as suas e muitos outros sonhos. Nesta semana, você notará que seu filho também está desenvolvendo a capacidade de sonhar. Freqüentemente, durante um ultrassom, os médicos dizem que, se você tiver sorte, poderá pegar seu filho sonhando durante o sono, talvez fazendo gestos faciais como sorrir.

4. Respiração adequada:

Com o passar dos dias, o batimento cardíaco do seu bebê está ficando cada vez mais forte. De uma pulsação fraca a uma batida forte, agora seu filho está se concentrando nas bolsas de ar ou nos pulmões. Existem vários vasos que formam o interior dos pulmões, onde usamos o sangue oxigenado para canalizar através desses vasos antes de viajar para os espaços necessários. Mesmo que ele ainda não esteja respirando o oxigênio fresco, o oxigênio do sangue da mãe agora está se canalizando para os vasos recém-formados esta semana. Uma vez exposto ao ar externo, o oxigênio encherá seus pulmões e continuará em seu curso devido através dos vasos.

5. Surfactante:

Freqüentemente, há uma substância que separa os dois sacos pulmonares de ficarem grudados. Este surfactante está se desenvolvendo no bebê esta semana.

6. Sistema reprodutivo:

O desenvolvimento do sistema reprodutivo começa durante a quinta semana com a formação de uma crista gonadal. Os testículos do feto masculino caem no escroto e o clitóris do feto feminino é relativamente proeminente. Quando o cromossomo Y fertiliza o óvulo, ele é um homem, e quando seu cromossomo X fertiliza o óvulo, ele é uma mulher.

7. Rins:

Desenvolvimento de rins ou gênese do néfron. A estrutura néfrica se desenvolve em etapas: Pronefrons, mesonefros e metanefros. O rim auxilia na manutenção de um ambiente estável com atividade metabólica celular e tecidual.

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Atividades da 28ª semana:

Para a 28ª semana, você está bem adiantado no terceiro trimestre agora. As atividades desta semana podem fazer parecer que tudo está no lugar. Você pode se sentir mais cansado, é claro, mas isso é quase natural. No entanto, algumas coisas que precisam ser monitoradas são o nível de açúcar no sangue e a porcentagem de hemoglobina. Além disso, a mudança constante de peso e pressão no seu caso deve ser mantida sob controle o tempo todo. Agora que seu bebê está crescendo, seus batimentos cardíacos e sua saúde geral também serão verificados. Você não tem nada com que preocupar seus sintomas, desde que tudo pareça bem.

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Dieta e exercícios para a 28ª semana:

Dieta de gravidez de 28 semanas:

1. Alimentos ricos em folato:

Assim como as primeiras semanas, as últimas são cruciais para o desenvolvimento das células sanguíneas do seu bebê e os suplementos de ferro por si só não serão suficientes. Tente consumir alimentos como ovos, bananas, espinafre e mamão.

2. Água:

A água é uma fonte importante de hidratação do corpo e para as mulheres grávidas é muito importante, pois precisam equilibrar o conteúdo de água no corpo. Frutas como melancia, frutas cítricas ou à base de água de sopas podem ser ingeridas. Um pensamento é que “a desidratação pode promover a liberação de hormônio antidiurético do rim para preservar a excreção de água, que por sua vez promove a ocitocina, levando a contrações prematuras.

3. Smoothies:

Seus desejos por comida já devem ter diminuído, mas os benefícios dos smoothies para a saúde não morreram. Cada vez que as mesmas velhas frutas podem ser transformadas em smoothies, seu bebê pode ter uma surpresa. Você nunca sabe se ele pode chutar para que você saiba de sua aprovação.

4. Fibra:

Alimentos ricos em fibras ajudam na prevenção da intolerância à glicose, uma condição que causa diabetes gestacional e movimentos intestinais adequados para a mãe. Consumo de pão de trigo integral, biscoitos integrais, quinoa que tem menor índice glicêmico quando comparado ao arroz, pão de trigo que tem alto valor de IG, que aumenta o nível de açúcar. Nozes ricas em fibras como amêndoas, nozes que podem ser comidas como um lanche do que pipoca ou produtos de arroz

5. Saladas:

Isso enche nosso estômago facilmente devido ao alto teor de fibras. As saladas podem ser saladas verdes, salada de frutas, salada de feijão e grãos, salada de carne e frutos do mar. Podemos usar grão de bico ou soja junto com vegetais. Uma coisa importante a ser considerada antes de consumir a salada é a higiene. Todos os vegetais e frutas precisam ser bem lavados, pois a sujeira também pode ser fatal para o feto.

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Exercícios de 28 semanas para grávidas:

1. Yoga:

Você precisa manter a calma e aumentar seu poder de resistência neste estágio, e ioga e meditação fazem maravilhas para o mesmo.

2. Dormindo:

O sono regular de 8 horas é obrigatório para qualquer pessoa e o mesmo vale para as mulheres grávidas. O sono sem perturbações é muito importante para a mãe e também para o feto. A postura de dormir desempenha um papel importante e o deitar reto deve ser evitado, já que todo o peso do útero é colocado na coluna, músculos das costas e artérias. Isso levará a uma diminuição do suprimento de sangue para o corpo e para o bebê. A postura recomendada é deitada de lado com os joelhos dobrados e travesseiros podem ser usados ​​como apoio.

3. Ciclismo:

É andar de bicicleta ou nadar agora. A 28ª semana está aqui, e isso traz uma necessidade extra de ficar em forma. As estradas podem não ser tão seguras como antes, mas nadar também pode ser uma preferência.

Ajuste do estômago: conforme os dias contam durante a gravidez, o estômago aumenta de tamanho. Roupas adequadas ajudam a diminuir a pressão no estômago.

4. Agachamento:

O movimento final para o corpo é o agachamento, pois isso ajuda no relaxamento dos músculos pélvicos e o osso pélvico também fica fortalecido. A postura sentada relaxada deve ser seguida e o intervalo intermitente entre os exercícios.

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Sexo durante a gravidez na 28ª semana:

Provavelmente não é a melhor semana para dar vida à sua atividade sexual nesta fase, com tudo em seu prato, mas relações sexuais seguras só podem ser realizadas com a orientação do ginecologista.

Movimento do bebê grávida de 28 semanas:

Então, o que você acha que seu ultrassom irá revelar agora? Seu bebê é um grande bebê agora. As posições de dormir são particularmente difíceis devido ao tamanho da barriga. No entanto, se seu parceiro colocasse a cabeça em seu estômago, ele seria capaz de ouvir a respiração muito claramente.

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Como superar o estresse durante a gravidez:

  • Saia para fazer compras e tente trazer uma mudança no seu humor com positividade. Esta semana, você está mais perto da maternidade, e essa dica vai manter o seu lugar nos próximos meses.
  • Agora é a hora de decidir os nomes do seu filho, e não se estressar com essas responsabilidades.
  • Passar um tempo com seus entes queridos é muito importante, pelo qual o feto também recebe as boas vibrações necessárias para o desenvolvimento.
  • Exercite-se bem, pois isso pode melhorar seu humor. Você também pode praticar ioga e meditação, se o estresse for intenso.
  • Inscrever-se em aulas de tricô e aprender a costurar roupas lindas para o bebê. Essa sensação de prazer diminui o fator de estresse.

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Tratamentos médicos e check-up:

Os exames e consultas mensais são importantes para monitorar o crescimento e o desenvolvimento do feto. Devem ser feitos exames de sangue periódicos para verificar o açúcar e a tireoide.

  • Dor- Paracetamol. Não se entregue ao ibuprofeno e naproxeno.
  • Alergia-Anti-histamínicos e Loratadina. Evite o uso de pseudoefedrina e descongestionantes como a fenilefrina.
  • Tosse-Dextrometorfano.
  • Constipação-Metamucil. Evite óleo mineral.
  • Azia-Antiácidos.

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Dicas e precauções:

  • Observe cada passo durante a caminhada, para evitar qualquer tipo de acidente e a direção pode ser evitada, pois pode gerar estresse.
  • As interações com medicamentos podem ser prejudiciais à sua situação. Não se esqueça de consultar seu médico antes de tomar qualquer medicamento.
  • Evite qualquer exposição à radiação
  • Recomendado não usar quaisquer perfumes ou cremes perfumados.

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Lista de verificação na gravidez de 28 semanas:

  • Entenda o que é a recuperação pós-parto.
  • É hora de você programar sua licença-maternidade.
  • Resolva os problemas de empregada doméstica e encontre alguém que estará lá para cuidar.

Quais são os riscos a enfrentar?

O maior risco é a recuperação pós-parto. Converse com pessoas com quem você se sinta confortável e sua gravidez terminará em breve e isso pode ser um pouco opressor. Tudo isso pode levar a tensão e ansiedade desnecessárias.

Ver mais: Sintomas de gravidez de 30 semanas

Este período exige a maior parte do seu tempo. Lembre-se de descansar bem e de bastante água. Mantenha-se ocupado lendo ou fazendo coisas que você gosta de fazer. Desta forma, você estará livre de estresse e também menos ansioso sobre o que vai acontecer com você. Cuidar!