18 alimentos potentes para aumentar a imunidade

Um corpo e uma mente saudáveis ​​é o que torna uma pessoa e a ajuda a seguir em frente na vida. Quer se trate da área profissional ou pessoal, apenas um corpo e uma mente em forma podem viver uma vida tranquila e sem complicações. Porém, muitas vezes, acontece que existem vários fatores externos e partículas estranhas no ambiente que entram no corpo e causam infecções e enfermidades. O corpo foi desenvolvido de forma a criar células que lutam e evitam infecções causadoras de vírus e bactérias. Isso é comumente conhecido como imunidade. A solução eficaz para melhorar a imunidade é consumir regularmente alimentos que aumentam a imunidade.

Alimentos potentes para aumentar a imunidade

Esses alimentos são ricos em nutrientes e essenciais para o bem-estar de uma pessoa. Alimentos que aumentam a imunidade podem ajudá-lo a evitar uma queda bonita e uma doença normal. Esses alimentos estão todos disponíveis naturalmente para suprir o corpo com vitaminas, minerais para fortalecer o sistema.



Confira e amplie seus conhecimentos sobre alimentos para aumentar a imunidade.

Melhores alimentos para aumentar a imunidade:

1. Iogurte:

Iogurte

Um dos alimentos de primeira linha que ajuda a fortalecer os níveis de imunidade é o iogurte orgânico e natural. Probióticos também conhecidos como bactérias boas presentes neste alimento agem como culturas ativas vivas que ajudam a limpar o sistema de bactérias ruins, bem como toxinas. Cerca de 2 tigelas de iogurte são recomendadas neste caso e é um dos melhores alimentos para a imunidade.

2. Grãos integrais:

Grãos inteiros

Grãos integrais, como cevada e aveia, são novamente alguns dos itens alimentares que ajudam a atingir as metas de boa imunidade. O beta-glucano é um tipo de fibra que tem propriedades antioxidantes e antimicrobianas para limpar o sistema de vírus e bactérias. Aumenta a imunidade e também os poderes de cura do corpo.

3. Alho:

Alho

Junto com propriedades antivirais e vantagens antimicrobianas, o alho também tem alicina, que ajuda no combate eficiente de bactérias e vírus no corpo. Junto com o tratamento de infecções, o alho, se incluído na dieta diária, pode aumentar a imunidade a longo prazo e trazer grandes benefícios.

4. Canja de Galinha:

Canja de galinha (2)

Existem agentes antiinflamatórios na canja de galinha que são conhecidos por tratar resfriados e tosse, não apenas diminuindo o muco, mas também melhorando a capacidade de combate do corpo. Este alimento que aumenta a imunidade é um deleite saboroso que você pode ingerir de 2 a 3 vezes por semana. Está fadado a ajudar de muitas maneiras.

5. Marisco:

Marisco

O selênio é um tipo de proteína que está presente não apenas em crustáceos, mas também em lagostas e caranguejos. Isso ajuda a eliminar o vírus e as bactérias que causam infecções no corpo. Duas porções em uma semana ajudam a aumentar os níveis de imunidade em boa medida.

6. Cogumelos:

cogumelo

As citocinas são algumas células conhecidas por combater infecções no corpo. Ter uma porção de cogumelos ajuda a aumentar essas células e, portanto, aumenta a imunidade. Os polissacarídeos também estão presentes nos alimentos que sustentam o sistema imunológico.

7. Chá:

Chá de hortelã

O chá preto e o chá verde são duas versões que ajudam a dar os resultados desejados para o sistema imunológico. A L-teanina está presente em ambos, sendo um aminoácido que auxilia na boa saúde e imunidade. As versões descafeínadas também se beneficiam.

8. Gengibre:

Gengibre

Os sesquiterpenos são uma substância química presente no gengibre em boa quantidade que ataca os rinovírus responsáveis ​​por infecções de resfriado e tosse. Tomar chá de gengibre ou incluir gengibre é uma refeição que ajuda a aumentar a imunidade.

9. Batata doce:

Batata doce

Há vitamina A na batata doce que ajuda a afastar e prevenir infecções de pele, aumentando os níveis imunológicos. Você pode incluir batata-doce na dieta pelo menos 2-3 vezes por semana para obter melhores resultados.

10. Querida:

Querida

As propriedades medicinais, antioxidantes e antimicrobianas do mel, juntamente com os agentes de cura, fazem com que seja um alimento perfeito para aumentar a imunidade e que pode ser incluído na dieta, especialmente quando você está enfrentando infecções. Experimente e tome mel em chás para resultados perfeitos.

11. Citrinos:

Citrino

Qualquer tipo de fruta cítrica que você escolher é bom nos níveis de vitamina C. Existem grandes quantidades de antioxidantes que podem fazer maravilhas em qualquer tipo de infecções e doenças. Você pode considerar tomar sucos frescos de limão, lima ou laranja ou incluir na dieta como frutas.

Ver mais: Comida indiana rica em proteínas

12. Pimenta Preta:

Pimenta preta

A piperina é um composto presente na pimenta-do-reino e é o agente que auxilia no aumento da imunidade. Também afasta a febre, juntamente com infecções de constipação e tosse. Junto com isso, a pimenta-do-reino também alivia bastante a dor.

13. Algumas especiarias:

especiarias

Orégano, tomilho, sálvia e alecrim são algumas das ervas desidratadas que não só melhoram o sabor da comida, mas também estimulam a imunidade. Tudo que você precisa fazer é polvilhar saladas, sanduíches e outros pratos ao longo do dia.

Ver mais: Alimentos para tireóide a evitar

14. Suplementos de vitamina D:

Suplementos de vitamina D

Existem cápsulas de vitamina D disponíveis no mercado que podem fazer parte da dieta na dose certa para garantir que a imunidade seja aumentada de forma eficiente. Certifique-se de consultar um profissional sobre a quantidade de vitamina D que deve ser ingerida por dia para isso.

15. Carne:

Carne

O zinco é um mineral muito importante para o desenvolvimento perfeito dos glóbulos brancos. A carne bovina é o produto que contém zinco em boas quantidades e uma porção desta 1-2 vezes por semana pode ajudar em muito na melhoria dos níveis de imunidade e no combate a doenças e infecções. Certifique-se de considerar a carne magra aqui. Cerca de 30 gramas de carne por dia também podem ser ingeridos.

Ver mais: Alimentos ricos em carboidratos

16. Brócolis:

O brócolis é um alimento poderoso que pode fortalecer o sistema imunológico. Ele contém grandes quantidades de cálcio, magnésio e potássio que podem fortalecer o sistema nervoso e regular a pressão arterial. Também é uma fonte rica em Vitamina K e Vitamina C, que podem promover uma boa saúde óssea. Este vegetal rico em antioxidantes pode combater os danos celulares causados ​​pelos radicais livres e reparar o corpo. O zinco e o selênio presentes no brócolis podem impulsionar o sistema de combate a doenças.

17. Cúrcuma:

A cúrcuma ajuda a estimular o sistema imunológico, ajudando o corpo a combater as bactérias causadoras de doenças. Este incrível tempero não só adiciona cor e sabor ao seu prato, mas também pode manter o enjôo sob controle. A curcumina é um composto presente na cúrcuma, responsável por suas propriedades antiinflamatórias. Pode lutar principalmente contra sintomas como resfriado, tosse, dor de garganta, infecções pulmonares, feridas e outras infecções bacterianas. É melhor tomado na forma de pó.

18. Mamão:

A papaia é um super alimento com imensos benefícios para a saúde. É rico em vitaminas e minerais essenciais para um sistema imunológico fortalecido. Ajuda a uma melhor digestão para aumentar o fornecimento de energia ao corpo. O mamão também é uma fonte abundante de vitaminas C, K, A, B, essenciais para fortalecer a imunidade. É rico em cálcio, potássio, cobre e magnésio que promovem uma boa saúde óssea e auxiliam no bom funcionamento do organismo.

A imunidade é muito importante para o corpo. Ficar doente com frequência pode fazer você ficar confinado em casa e dificultar sua vida. Um bom sistema imunológico pode prevenir doenças e deixá-lo sempre pronto. Nenhuma chuva ou sol podem fazer você adoecer. Junto com uma dieta nutritiva, manter um bom regime de exercícios e um estilo de vida saudável pode ajudá-lo a obter um sistema imunológico melhor. Experimente estes alimentos de primeira e diga adeus às doenças.

Fonte da imagem:Shutterstock