16 benefícios impressionantes do feijão-nhemba (Lobia) com fatos nutricionais

Vá a qualquer restaurante autêntico do norte da Índia e com certeza encontrará Lobia dal no menu! A lobia ou o feijão-nhemba são tipos de leguminosas utilizadas para fazer Dal, saladas e até sopas. Eles são uma das culturas anuais amplamente cultivadas na Índia. O feijão-caupi em hindi chama-se “Lobia”. É também chamado de “Bobbarlu” em telugu, “Karamani” em tâmil, “Chavli” em marathi e “Alasande” em kannada. As sementes de Lobia são fontes incríveis de proteínas, vitaminas e minerais, o que as torna um dos superalimentos mais econômicos. Desde ajudar na perda de peso até estimular o sistema imunológico, o feijão-nhemba é conhecido por sua deliciosa qualidade. Vamos conhecer alguns dos melhores benefícios do feijão-nhemba (benefícios de Lobia) para o nosso corpo.

Benefícios do feijão-nhemba (lobia) com fatos nutricionais

O que é feijão-caupi?

O feijão-nhemba é um tipo de feijão longo e de cor verde. As vagens desses grãos são chamadas de Lobia ou feijão-nhemba. O nome científico do feijão-caupi é “Vigna Unguiculata”. Eles foram inicialmente usados ​​para alimentar o gado, o que lhes valeu o nome típico. O feijão-nhemba também é chamado de feijão-fradinho, devido à sua mancha preta no feijão de forma ovalada de cor creme. Eles são um alimento básico na dieta do norte da Índia e são usados ​​para fazer uma variedade de pratos.



Tipos de feijão-nhemba:

O feijão-nhemba, cultivado para consumo humano, é conhecido por muitos nomes, dependendo da ligeira mudança na variedade. Vejamos alguns dos tipos populares de feijão-nhemba:

  • Feijão de corda
  • Ervilha do sul
  • Feijão Yardlong
  • Catjang
  • Ervilha Crowder

O feijão-nhemba é saudável?

O feijão-nhemba é um dos alimentos mais saudáveis ​​a incluir na dieta. Eles são enriquecidos com boas quantidades de proteínas para ajudar um vegetariano a superar suas deficiências. Lobia também é conhecida por aumentar a energia e desempenha um papel fundamental na construção de músculos. Também é bom em fibras dietéticas para prevenir distúrbios digestivos e evitar constipação.

Fatos nutricionais do feijão-caupi:

Listado abaixo está o valor nutricional de Lobia por 100g de porção:

  • Calorias totais:100
  • Carboidratos totais:21 gm
  • Proteínas:8 gm
  • Fibra dietética:7 gm
  • Sódio:4 mg
  • Potássio:278 gm
  • Ferro:13%
  • Vitamina B6:5%
  • Magnésio:13%

Como cozinhar o feijão-nhemba?

Saber a maneira certa de cozinhar o feijão nhemba é o primeiro passo para uma boa saúde. Consumi-los crus ou semi-cozidos pode causar severa indigestão. Siga as etapas para obter Lobia perfeitamente cozida:

  • Lave bem as sementes de Lobia com água.
  • Mergulhe-os durante a noite, cobrindo bem com água.
  • No dia seguinte, escorra a água e transfira para uma panela de pressão.
  • Adicione água e um pouco de sal.
  • Cozinhe por 2-3 assobios.
  • Uma vez que a pressão baixa, você pode notar uma Lobia firme, mas bem cozida.

Principais benefícios do feijão-nhemba para a pele, cabelo e saúde:

Aqui, listamos 16 excelentes benefícios para a saúde do feijão-nhemba. Vamos dar uma olhada neles.

1. Reduz os níveis de colesterol ruim:

A fibra solúvel e os níveis de proteínas no feijão-caupi tornam-no uma maneira perfeita de reduzir o colesterol ruim ou o LDL do corpo. Os fitoesteróis neles só ajudam a manter o padrão correto no que diz respeito ao colesterol. Isso mantém o coração saudável e em forma. Este é um dos melhores usos do feijão-caupi para o seu corpo.

2. Ajuda na perda de peso:

A fibra dietética ajuda a eliminar as toxinas, a gordura acumulada e a celulite do corpo quando se trata do feijão-caupi. Além disso, o feijão é completamente baixo em calorias. Eles ainda estão livres do colesterol ruim, que adiciona quilos extras ao corpo. Usar Lobia para perder peso é a melhor maneira de reduzir o peso naturalmente.

3. Luta contra os radicais livres:

Existem enormes quantidades de antioxidantes no feijão-nhemba na forma de vitamina C e A. O consumo desses feijões na dieta diária significa apenas que eles ajudarão a eliminar os radicais livres do corpo que, de outra forma, causariam danos às células da pele. Isso ajuda a afastar as células cancerosas também.

4. Regula os níveis de açúcar no sangue:

A fibra solúvel do feijão-caupi o torna perfeito para absorver o conteúdo extra de açúcar no sangue e é a escolha perfeita quando se trata de pacientes diabéticos. Lobia é conhecida por seu baixo índice glicêmico, que pode regular os níveis de açúcar no sangue. Certifique-se de ter uma pequena porção todos os dias para resultados máximos.

5. Previne distúrbios do estômago:

O feijão nhemba pode tratar todos os problemas estomacais, bem como os do pâncreas e do baço. A ideia é tonificar bem os órgãos e estimular suas funções de forma que todos os problemas sejam tratados e evitados em fases posteriores. Ele também acalma os movimentos intestinais agravados como um benefício extra aqui.

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6. Previne sinais de envelhecimento:

Junto com os níveis de antioxidantes e a fibra que ajuda a eliminar os radicais livres que causam danos à pele, o feijão-caupi é um alimento perfeito para quem deseja retardar os sinais de envelhecimento. Esses antioxidantes também reparam as células da pele já danificadas e garantem uma pele firme, elástica e jovem. A pele é lisa e sem sinais feios como rugas e linhas finas.

7. Nutre a pele:

Os níveis de proteína do feijão-caupi são perfeitos para a boa saúde da pele. Também é rico em antioxidantes que podem reparar sua pele por dentro e mantê-la livre de qualquer tipo de dano. Ao limpar o estômago com sua fibra dietética, Lobia pode ajudar a trazer um brilho natural à pele.

8. Combate a queda de cabelo:

A ingestão regular de feijão-nhemba fornece-lhe bons níveis de proteínas, de que são compostos os fios de cabelo. Isso significa apenas que você pode ter fios de cabelo sem problemas e, assim, garantir o controle adequado sobre a queda de cabelo. Também tornará os fios saudáveis ​​e aumentará o crescimento do cabelo.

9. Melhora a saúde do coração:

Existem alguns flavonóides metabólitos secundários neste tipo de feijão que conhecemos como feijão-nhemba. Isso ajuda no tratamento, bem como na prevenção de todos os problemas cardiovasculares. Com níveis reduzidos de colesterol e pressão arterial regulada, você pode evitar os riscos de doenças cardíacas.

10. Promove uma melhor digestão:

Um dos melhores benefícios para a saúde do feijão-nhemba são as suas propriedades digestivas. Com 28% de fibra dietética em 100 g de feijão-nhemba, pode ter a certeza de estar livre da prisão de ventre. Incluí-los nas porções recomendadas em sua dieta pode ajudar a aumentar o volume de suas fezes e acelerar sua digestão.

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11. Induz o sono:

O feijão nhemba é rico em magnésio e em um composto chamado triptofano, conhecido por suas propriedades relaxantes dos nervos. Tomar uma boa porção de Lobia no jantar cedo pode acalmar seus nervos estressados ​​e promover um sono melhor. Este é um dos melhores benefícios de saúde do Lobia para quem sofre de insônia crônica.

12. Atua como um desintoxicante:

Outro benefício importante de comer feijão-nhemba são suas propriedades desintoxicantes naturais. O feijão nhemba tem grandes quantidades de fibra dietética, que pode limpar o estômago e libertá-lo do volume desnecessário. Pode até eliminar as toxinas do corpo e ajudá-lo a manter um sistema limpo.

13. Ajuda na prevenção do câncer:

O feijão-nhemba é uma boa fonte de vitamina C, que é um antioxidante natural. A vitamina C é conhecida por combater os radicais livres que danificam seu corpo com o estresse oxidativo. Ao diminuir a taxa desses radicais livres, você pode ter certeza de diminuir os riscos de estar sujeito a muitos tipos de câncer letais.

14. Aumenta o seu sistema imunológico:

Lobia contém boas quantidades de vitamina A, vitamina C e outros nutrientes importantes que podem fortalecer o sistema imunológico. O consumo regular de feijão-nhemba pode afastar vários micróbios causadores de infecções. Comer Lobia é uma das maneiras eficazes de proteger seu corpo de muitas doenças potenciais.

15. Oferece saúde e brilho ao cabelo:

Lobia é uma lentilha rica em proteínas que pode fortalecer as raízes do seu cabelo e adicionar volume. Sendo uma fonte importante de vitaminas e minerais essenciais, Lobia ajuda a reparar seu cabelo e reduzir as quebras devido a danos. Também é bom em níveis de ferro que podem prevenir a queda e o enfraquecimento do cabelo.

16. Trata a anemia:

O feijão nhemba é carregado com ferro para ajudar os pacientes com anemia crônica a lidar com as deficiências de ferro. A falta de ferro pode perturbar o fornecimento de sangue ao corpo, privando de oxigênio os órgãos do corpo. É importante consumir uma porção de Lobia todos os dias para lidar com essa perda e melhorar seus níveis de hemoglobina no corpo.

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Efeitos colaterais do feijão-nhemba:

Embora o feijão nhemba seja geralmente considerado seguro para consumo, o excesso de indulgência pode certamente levar a muitos problemas. Aqui estão algumas das desvantagens de Lobia:

  • Indigestão
  • Vômito
  • Arroto
  • Flatulência
  • Fezes malcheirosas
  • Constipação
  • Dores de estômago
  • Sonolência
  • Peso no corpo

Agora que você aprendeu sobre os muitos benefícios do feijão-nhemba, é hora de preparar uma tempestade em sua cozinha. Os feijões Lobia são bastante versáteis na culinária e podem ser usados ​​para criar muitos pratos. Você pode tentar fazer Lobia dal ou adicionar um pouco de lobia cozida às saladas para um sabor extra e saúde. Experimente amassá-los em seus Kebabs ou simplesmente ter os assados ​​para petiscar. Com toneladas de receitas disponíveis online, suas desculpas para não comer Lobia simplesmente não funcionarão!