15 melhores alimentos ricos em cisteína disponíveis na Índia

Os aminoácidos são essenciais para a construção de um corpo saudável. Não é à toa que são chamados de “os blocos de construção da proteína”. Um desses aminoácidos discutidos no artigo de hoje é a cisteína. Antes de discutirmos os alimentos ricos em cisteína, vamos primeiro entender o que é cisteína!

É classificado como um aminoácido não essencial contendo enxofre. A cisteína é importante para crianças, desportistas, idosos e pessoas que sofreram traumas. É amplamente produzida pelo corpo humano quando a metionina está disponível. As deficiências de cisteína podem levar à má digestão, recuperação lenta de feridas, danos celulares devido ao estresse oxidativo, má saúde da pele e muitos outros distúrbios metabólicos. Pode ser suplementado por meio de fontes animais e vegetais. Vamos continuar a conhecer os principais alimentos ricos em cisteína!

Os melhores alimentos ricos em cisteína disponíveis na Índia



Principais alimentos ricos em cisteína na Índia:

Aqui, listamos 15 incríveis listas de alimentos ricos em cisteína disponíveis na Índia. Vamos dar uma olhada neles.

1. Eu sou Alimentos:

alimentos ricos em cisteína

Os grãos de soja torrados e sem sal não têm colesterol e também são uma fonte rica em cisteína. Esta é a razão pela qual a ingestão desses grãos de soja como lanches é muito benéfica. Você também pode combinar farinha de soja com farinha de trigo para obter uma versão mais saudável de seus alimentos assados, como biscoitos e pedaços de pão. Você também pode combinar a farinha de soja com a farinha de trigo, até 30% para uma dieta saudável.

% De cisteína em 100 gramas: 222% de RDI

2. Aves:

Peru, frango e outros alimentos de aves são boas fontes de cisteína, que é uma proteína, para o seu corpo. Adicione-os regularmente à sua dieta em quantidades moderadas, para um bom crescimento e saúde. O frango também é conhecido por conter selênio e vitamina B6, o que o torna uma das fontes mais conhecidas de cisteína e outros nutrientes.

% De cisteína em 100 gramas: 160% de RDI

3. Pimenta Vermelha:

A pimenta vermelha, sendo um vegetal, tem níveis mais baixos de cisteína em comparação com os laticínios e produtos avícolas. Ele fornece mais cisteína do que qualquer outro vegetal e funciona muito bem para aqueles que estão doentes ou indispostos. Junto com a cisteína, este vegetal também contém antioxidantes, vitamina C e vitamina E.

4. Alho:

alimentos ricos em cisteína

A quantidade de cisteína encontrada no alho é quase a mesma que a encontrada na pimenta vermelha. No entanto, o alho também é uma boa fonte de alguns outros nutrientes vitais que podem fazer maravilhas pela saúde e pelo corpo. O alho é rico em antioxidantes e é conhecido por ajudar na cura de uma série de doenças e enfermidades.

5. Queijo Cottage:

Por ser um produto lácteo, o queijo cottage é rico em cisteína. Além disso, o queijo cottage também contém cálcio, vitamina B12 e fornece ácido pantotênico ao corpo. É, no entanto, digno de nota que o queijo cottage pertencente à dieta ou à categoria de baixo teor de gordura contém níveis significativamente baixos de cisteína e outros nutrientes. Para obter o melhor valor nutricional, o queijo cottage deve ser consumido em sua forma pura e original.

% De cisteína em 100 gramas: 102% de RDI

Ver mais: Alimentos com colesterol HDL

6. Grãos:

Os grãos são ricos em cisteína e os grãos em sua forma integral são as melhores fontes desse aminoácido. As versões completas desses grãos fornecem ao corpo fibras, minerais e vitaminas adicionais, junto com a cisteína. É importante tomar uma mistura de grãos inteiros como milho, arroz selvagem, cuscuz, quinua etc., para obter uma nutrição completa.

% De cisteína em 100 gramas: 42% de RDI

7. Iogurte:

alimentos de cisteína

O iogurte na forma não adoçada é muito rico em cisteína. Além desta proteína, também contém Iodo, Potássio, Cálcio e Zinco. Diz-se que o iogurte verde tem as maiores quantidades de cisteína, junto com outros aminoácidos importantes como a lisina. Esses agentes ajudam na prevenção de problemas cardíacos.

% De cisteína em 100 gramas: 27% de RDI

8. Brócolis:

Há uma razão pela qual o brócolis é considerado um dos vegetais mais nutritivos. O brócolis é uma fonte rica em cisteína, biotina, vitamina A, vitamina C, potássio, fósforo e riboflavina. Este vegetal incrível também contém muitos antioxidantes para reduzir o estresse oxidativo no nível celular.

9. Ovos:

Sempre se recomendou que os ovos fizessem parte de nossa dieta diária, e não sem razão. Estes são super ricos em proteína cisteína. Ovos em qualquer forma - inteiros ou separados e frescos ou secos, são ricos em cisteína. Deve-se notar que os ovos cozidos devem ser consumidos como uma boa fonte de cisteína em seu corpo. Além da cisteína, os ovos também contêm vitamina B e vitamina D, ferro e selênio.

% De cisteína em 100 gramas: 51% de RDI

10. Peixe:

alimentos contendo cisteína

Um dos alimentos importantes da cisteína é o peixe. Os peixes são ricos em metionina, que é muito essencial para a produção de cisteína no corpo. Isso indiretamente promove a geração natural de cisteína. Sozinho com isso, o peixe é rico em ácidos graxos ômega-2 e minerais e vitaminas essenciais para um bem-estar saudável.

% De cisteína em 100 gramas: 117% de RDI

Ver mais: Alimentos ricos em tirosina

11. Leite:

Carregado com grandes quantidades de cálcio, o leite é um dos melhores alimentos que contêm cisteína. Acredita-se que o leite cru seja a melhor fonte de cisteína, em comparação com o leite pasteurizado ou fervido. Além disso, o leite é importante para a formação de ossos, músculos e dentes. Previne muitas doenças relacionadas aos ossos, como a osteoporose.

% De cisteína em 100 gramas: 16% de RDI

12. Cebola:

As cebolas são outra fonte alimentar de cisteína à base de plantas. Ele obtém seu sabor pungente da cisteína contendo enxofre. A cebola também é outra fonte importante de metionina, que produz cisteína no corpo. É amplamente utilizado em muitos pratos e pode ser consumido tanto cru como cozido.

13. Aveia:

A aveia é considerada um dos alimentos mais saudáveis ​​disponíveis. Eles contêm muitos aminoácidos essenciais e não essenciais, como cisteína, metionina, treonina, isoleucina e tirosina. Além disso, a aveia é rica em fibras dietéticas, junto com outros minerais importantes como cálcio e magnésio e vitaminas como B1.

% De cisteína em 100 gramas: 142%

14. Datas:

cisteína fontes alimentares

As tâmaras são outra fonte vegetal de cisteína. Eles são ricos em vários tipos de aminoácidos, incluindo a cisteína. Além disso, as datas também são ricas em ferro, cálcio, magnésio e outros minerais importantes. Adicioná-los à dieta diária pode fortalecer o sistema muscular e melhorar o desenvolvimento do cérebro.

15. Sementes de girassol:

Outro alimento rico em proteínas que contém cisteína em boas quantidades são as sementes de girassol. Essas sementes são carregadas de benefícios para a saúde. Eles são conhecidos por seus ácidos graxos bons, que podem reduzir os níveis de colesterol ruim no corpo. Essas sementes também são ricas em fibras alimentares, vitaminas, minerais e outros antioxidantes.

% De cisteína em 100 gramas: 157%

Agora que você entendeu o papel da cisteína em seu corpo, é hora de incluir esses alimentos ricos em cisteína em sua dieta diária. Pessoas que são diagnosticadas com deficiências de cisteína geralmente recebem suplementos artificiais. Com essas altas porcentagens de cisteína nesses alimentos, você pode definitivamente experimentá-los para lidar com seus problemas. Adicioná-los como parte de sua dieta diária pode fornecer ao corpo uma nutrição completa.